Sede da Prefeitura de Feira de Santana (BA), onde a LinkaBR tem seu IX.

As baianas Conid e LinkaBR estão finalizando a papelada para formalizar a sua união. A Conid será a empresa de transporte e a LinkaBr, criada como uma SPE para construir um backbone entre Salvador e Feira de Santana e construir um PTT privado, de colocation. Juntas reúnem nove CNPJs e estão em 34 municípios baianos e um de Sergipe.

Por enquanto, relata Janyel Leite, diretor da Linka Br, cada provedor continuará com sua operação de última milha atendendo ao usuário final. Mas, no futuro, seguindo a tendência de concentração de empresas que se verifica no mercado de provedores regionais, pode até ser que estes provedores venham a fundir suas operações locais, admite Leite.

Mapa do Território de Identidade Portal do Sertão, uma das três regiões onde operam as empresas Conid e LinkaBR. O estado da Bahia está dividido em 26 territórios de identidade.

A operação de longa distância do grupo, sob a marca da Conid, conta com um backbone de cerca de 1.500 quilômetros, incluindo fibras próprias e swapp de fibras. Os provedores reunidos sob as duas marcas operam nas regiões baianas do Semi Árido Nordeste, que tem como cidade polo Euclides da Cunha; Recôncavo (Cruz das Almas); e Portal do Sertão (Feira de Santana).

A Companhia Nacional para Inclusão Digital (Conid) foi  constituída em 2009 para atender sete municípios do interior da Bahia e de Sergipe. Ela já existia cinco anos antes de se constituir formalmente. Criar a empresa foi a forma encontrada pelos provedores para compartilhar o custo de licenças, na época muito caras para empresas em cidades com menos de 300 clientes, e também o custo de trazer a conexão em banda larga de grandes distâncias, para prestar melhores serviços. “Precisávamos ampliar a banda de internet para essas cidades, que tinham serviços de baixa velocidade e baixa capacidade”, recordou Jackson Almeida, da Megainfoline, depois Mega Telecomunicações, em entrevista ao Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações em 2015, ano em que a Conid foi premiada na categoria Operadora Regional. A Mega é uma das empresas que formam a Conid e que integram a LinkaBR. Hoje, a Conid atua em 22 municípios da Bahia e um de Sergipe.

A LinkaBr foi criada, no final de 2016, por quatro provedores (ASE Telecom, PDN Telecom, Mega Telecomunicações e Geeknet) que tinha necessidade de um backbone ligando Salvador a Feira de Santana. Eles constituíram uma SPE, e fizeram dois projetos: implantaram o backbone e um IX privado em Feira de Santana. Depois, estenderam o backbone para Santo Antônio de Jesus.