A Cianet, empresa de Florianópolis (SC) que desenvolve soluções para provedores regionais de internet se reposicionou no mercado, em 2017, e cresceu 16%. Para 2018, a estimativa é de crescer mais 25%.

O novo posicionamento é focado na inovação para ISPs – tanto em produtos, como em processos e tomada de decisões – e na melhoria da experiência dos usuários. O resultado é a cocriação: as soluções da Cianet são construídas em conjunto com os provedores. Este trabalho é realizado no Laboratório de Inovação da Cianet, lançado também em 2017.

Nesse laboratório, primeiro são identificados os problemas, demandas e necessidades do mercado; depois ocorrem discussões sobre as oportunidades; em seguida são feitos protótipos e testes para que sejam realizados os ajustes nas soluções. Por fim, o produto é lançado no mercado depois da validação. Todo o processo é feito dentro dos pilares do laboratório, que são inteligência artificial; internet das coisas, big data e infraestrutura.

Tanto o novo posicionamento, quanto a inovação da gestão feita pela CEO da empresa, Silvia Folster, e a expansão dos provedores regionais foram os principais motivos que levaram ao aumento do faturamento da Cianet. Em 2017, houve um crescimento de 16% em relação ao ano de 2016. Para este ano a expectativa é trabalhar ainda mais posicionamento e focar no crescimento dos provedores regionais. “O mercado de provedores regionais tem outras necessidades além de uma boa infraestrutura de rede. Alguns dos exemplos são: ganho de eficiência operacional, outras formas de monetizar o investimento já feito em infra e dados precisos para decisões mais acertadas”, afirma Silvia. “Quanto mais ouvirmos nosso mercado, mais nos adequamos à melhor forma de atendê-los. Focar em negócios de internet e poder mostrar aos clientes que necessidades precisam ser tratadas agora para a longevidade e sustentabilidade de suas empresas, será o rumo de nossa jornada para 2018”, completa. (Com assessoria de imprensa)