Foto: Agência Câmara

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 14, a realização de audiência pública sobre a importância dos Provedores Regionais de Internet na ampliação da oferta de banda larga no país. Segundo o autor do requerimento, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), é preciso debater a importância desse trabalho bem como os meios de promover o apoio necessário para o crescimento destes provedores “que prestam importante serviço, garantindo competitividade por meio da inclusão digital no Brasil”.

Lippi (foto) ressaltou que em 2018, os provedores locais foram os responsáveis por mais de 50% dos acessos em fibra ótica promovendo 83% dos novos acessos em banda larga fixa em todo o país. Ele lembra que, segundo pesquisa da TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet, mais de um terço (39%) dos domicílios brasileiros ainda não tem acesso à rede mundial de computadores. “São cerca de 27 milhões de residências totalmente desconectadas”, salientou. No seu entendimento os ISPs podem ajudar em muito a superar esse gap digital.

A audiência pública ainda não tem data marcada, mas já foram definidas as entidades que serão convidadas. São eles: Associação Brasileira dos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); NeoTV; Anatel;  Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério da Economia; e Sebrae.