O NIC.br publicou uma versão online, em PDF, do livro “ Laboratório de IPV6”, com a versão mais atualizada sobre Internet Protocol (IP), padrão utilizado por todos os computadores ligados à internet. Com o intuito de fomentar o ensino de IPv6 pelo país, o NIC.br está doando livros de IPv6 para as bibliotecas das instituições que tenham cursos voltado à área de Redes de Computadores.

O livro foi desenvolvido pelos integrantes do projeto IPv6.br, com uma abordagem prática que apresenta os principais conceitos do protocolo IPv6. Para obter proveito máximo desse material, o NIC.br sugere realizar as experiências fornecidas no livro. Essas experiências foram criadas inicialmente para o curso presencial de IPv6, realizado pelo NIC.br, e foram aprimoradas ao longo dos anos.

“Tais experimentos têm sido empregados, com muito sucesso, nos cursos do NIC.br. Centenas de alunos e de profissionais já seguiram estes mesmos roteiros. Eles comprovadamente ajudam a entender a forma como o IPv6 funciona, como se diferencia do protocolo IPv4, e como realizar configurações na prática em uma série de situações”, diz Tereza Cristina Melo De Brito Carvalho, professora da Escola Politécnica da USP.

Para solicitar exemplares para sua instituição de ensino: http://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/

Assista ao vídeo tutorial sobre o livro: