A expansão dos pequenos provedores na banda larga no ano passado, que foi de 20% segundos dados da Anatel, teve um resultado mais significativo nos estados da região Nordeste, com participação no mercado de 30% em média. Segundo os números, na Paraíba, por exemplo o crescimento do acesso por meio de ISP chegou a 33% em 2018, passando de 79,8 mil em janeiro para 106,2 mil em dezembro.

No que se refere a acessos via fibras ópticas, o aumento foi mais expressivo na região, dos 802 mil pontos instalados, 562 mil foram implantados pelos provedores regionais, representando um crescimento de 76%. “Ainda há muita margem para crescimento”, afirma o diretor da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), Basílio Perez.

As oportunidades de crescimento e negócios para os provedores regionais serão alguns dos temas debatidos de quarta a quinta-feira desta semana, no evento Abrint na Estrada, que será realizado na cidade de Campina Grande, na Paraíba. O evento contará com palestras relacionadas ao setor de Telecom e um minicurso do NIC.br sobre IPv6 e segurança de rede.