A partir deste mês, o Google Maps contará com recurso de tradução, que permite a indicação de um local usando o sistema de voz do telefone. Com isso, o usuário poderá explorar um bairro antes de reservar um hotel, obter instruções em trânsito e até mesmo ver os restaurantes que os locais recomendam nas proximidades, graças a avaliações traduzidas automaticamente.

Mas quando o usuário estiver em outro país, onde não fala nem lê o idioma, ainda é difícil se locomover – especialmente quando precisa falar com alguém. Para ajudar os usuários, o Google Maps e o Google Tradutor se uniram para apresentar uma nova função.

Basta tocar no botão do novo alto-falante ao lado do nome ou endereço do local e o Google Maps dirá, tornando a viagem muito mais simples. E quando o usuário quiser ter uma conversa mais profunda, o Google Maps vai se conectar rapidamente ao aplicativo Google Tradutor.

Essa tecnologia de conversão de texto em fala detecta automaticamente o idioma que o telefone está usando para determinar em quais lugares o usuário pode precisar de ajuda para traduzir. Por exemplo, se o telefone estiver definido como inglês e o usuário estiver procurando um local de interesse em Tóquio, verá o novo ícone do alto-falante ao lado do nome e endereço do local, para que se possa obter uma tradução em tempo real.

O novo recurso será lançado este mês no Android e iOS, com suporte para 50 idiomas e mais a caminho.(Com assessoria de imprensa)