A Huawei lançou oficialmente uma solução de rede óptica de ultra velocidade de 600G no quinto Fórum Ultra-Broadband (UBBF 2018). Com base nos mais recentes chips OptiXtreme oDSP da Huawei, a solução oferece um comprimento de onda único com taxa ajustável de até 600G e capacidade de até 40T em uma única fibra.

Segundo a empresa, essa nova solução expande as fronteiras de capacidade na transmissão de dados, ideal para um país com escala continental  e crescimento exponencial da demanda por dados em alta velocidade, caso do Brasil.

 De acordo com um relatório da empresa independente de análise e consultoria IHS, o custo de transmissão por bit das redes ópticas começou a diminuir a uma taxa anual de cerca de 30% com a implementação em larga escala de 100G em 2011. No entanto, como tecnologias de transmissão de velocidade 100G / 200G continuaram a amadurecer nos últimos 3 anos, a queda do custo por bit diminuiu. Para atender à crescente necessidade de largura de banda, as operadoras estão buscando redes de transmissão de altíssima velocidade que minimizem o custo de TCO e de transmissão por bit.

 A Huawei informou que a solução apresenta taxas mais altas de comprimento de onda único. A taxa de comprimento de onda único é ajustável de 100G a 600G. A nova tecnologia channel-matched shaping (CMS) permite que o sistema de transmissão se adeque automaticamente ao ambiente de canal da rede viva e compense as deficiências reais do canal. Isso alcança um desempenho de transmissão ideal, aumentando a taxa de um único comprimento de onda e reduzindo o custo por bit

O módulo de redes neurais (AI), por sua vez, executa identificação em tempo real e otimização de desempenho automático para todos os comprimentos de onda em uma rede óptica.