Foto: Murillo Porto

Aníbal Diniz, conselheiro da Anatel.

Foi realizado hoje, 29, em Belo Horizonte, o 35º Encontro Provedores Regionais, com presença de mais de 160 participantes ligados ao segmento de mercado de acesso à internet. Na abertura, o conselheiro da Anatel, Aníbal Diniz, ressaltou a relevância dos ISPs para a expansão do acesso em todo o território nacional. O conselheiro lembrou que são esses prestadores de serviço que estão atendendo as cidades com menos de 30 mil habitantes, levando conectividade aonde as grandes operadoras não chegam. “Essas pequenas e médias empresas estão apresentando um crescimento significativo. E crescem por dois motivos: porque oferecem qualidade de serviço e atendimento diferenciado”, disse.

Diniz também apontou dois grandes desafios nesse mercado. O primeiro, a melhoria do compartilhamento de postes; e o segundo, o financiamento da expansão da banda larga. “As fontes, hoje, são incertas, finitas e polêmicas”, avaliou.

No painel “Banda Larga e políticas públicas”, Artur Coimbra, diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, apresentou um panorama da presença dos provedores regionais no país e as dificuldades de acesso a crédito. Elisa Leonel, superintendente de Relação com o Consumidor da Anatel, falou sobre a importância da qualidade do serviço. O painel foi integrado ainda por Antonio Moreiras, gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br; e por Leonardo Ferreira Carneiro, coordenador de Operações da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).