A Padtec apresenta seu amplo portfólio de produtos para sistemas de transmissão óptica de alta capacidade, totalmente desenvolvidos no Brasil durante a Futurecom 2019. Dentre eles está uma solução que adiciona inteligência às redes ópticas, ao monitorar de forma automática o estado físico das múltiplas fibras ópticas iluminadas ao longo das rotas, em qualquer trecho da rede.

O OTDR (Optical Time-Domain Reflectometer) permite que os operadores de redes controlem, remotamente, o desempenho de suas redes ópticas por longas distâncias.  Desenvolvida pela VIAVI – líder em soluções de teste e monitoramento de redes no mundo –, a solução OTDR que agora faz parte da linha de produtos da Padtec é a mais compacta do mercado para instalação em racks.

Alinhada às tendências internacionais da tecnologia nessa área, a nova solução combina funcionalidades importantes para o monitoramento e gestão das redes DWDM, em tempo real, com baixo consumo de energia e de espaço. “Uma das principais vantagens dessa solução está nos ganhos de escalabilidade e desempenho das redes ópticas e, consequentemente, maior eficiência operacional”, destaca Marcelo Bragança, Diretor Vendas Brasil da VIAVI. Para o executivo, a parceria da VIAVI com a Padtec representa para a empresa um crescimento significativo em seu market share na América Latina, nos próximos anos.

Com o novo produto em seu portfólio, a Padtec passa a oferecer ao mercado também os serviços de monitoramento do desempenho das redes do seu Centro de Operações de Rede (NOC, do inglês Network Operations Center), localizado em Campinas (SP). O NOC da Padtec atua 24 horas por dia, sete dias por semana, sendo reconhecido pelos clientes por sua estrutura com padrões de qualidade internacionais, destaca o executivo.(Com assessoria de imprensa)