A Eletronet, em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), anuncia a ampliação do PIX da Eletronet em São Paulo, o quarto maior do Brasil em tráfego trocado. O número crescente de Sistemas Autônomos conectados (ASs), além de questões de infraestrutura e de engenharia, são os motivos dessa migração.

O PIX é um ponto de acesso ao IX.br (Brasil Internet Exchange), projeto do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e do NIC.br que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

A estrutura em operação atingiu o limite dos links redundantes de 400Gbps em 40 portas, passando por mudanças quantitativas e qualitativas, disponibilizando seis portas de 100 Gbps cada, resultando em 600Gpbs redundantes e já atinge, desde a última semana, picos de 475 Gbps. Caso sejam necessárias novas ampliações, podem ser acrescentados novos módulos e equipamentos, comportando o crescimento exponencial do tráfego no PIX. “A ampliação também permite ao PIX Eletronet SPO passar a atuar rapidamente com portas de 100Gbps, alinhado com nosso plano de ampliação e modernização de nossas redes de transporte e de dados para 2018”, antecipa Anderson Jacopetti, diretor de Operações da Eletronet.

O objetivo da iniciativa é que clientes dos 18 estados atendidos pela Eletronet sejam diretamente beneficiados. O NIC.br, por sua vez, atualizou os switches principais do PIX para suportar novas portas e novo transporte óptico, a partir da instalação de um sistema de transmissão óptica com canais de 200Gbps.

“A situação que tínhamos de 400Gbps estava no limite, sem possibilidades de crescimento. A nova estrutura garante aos nossos clientes uma escalabilidade de outra magnitude”, explica Jacopetti.

O aumento da demanda por tráfego deve crescer ainda mais: em menos de um ano, o PIX da Eletronet poderá sofrer nova reformulação. O início do processo de troca de equipamentos acontece quando a capacidade da infraestrutura chega a 85%.

Julio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br destaca a importância do PIX Eletronet para o país. “Centenas de sistemas autônomos, entre provedores de acesso e de conteúdo de várias regiões do país, conectam-se ao PIX Eletronet em São Paulo, contribuindo para a redução no tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet, a organização da infraestrutura de rede da Internet e racionalização dos custos. O PIX da Eletronet, portanto, desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento da rede, o que justifica nossa decisão pela renovação da parceria”, conclui. (Assessoria de imprensa)