Uma nova ferramenta, que funciona com base em mapas do Google, pode facilitar a vida dos provedores regionais de acesso à internet. A plataforma, desenvolvida e sendo testada pelas empresas Gigalink e Mapnet, de Nova Friburgo (RS), faz mapeamento de rede e teste de viabilidade de serviços de internet.

O sistema faz a documentação, em nuvem, de pontos de ativos e acessos de rede (componentes), OLT, ONU, caixas de distribuição, enlaces de rádio, enlaces de fibra, em várias camadas, além de vinculação dos planos pelos diversos componentes e seus raios de viabilidade.

“Nós, aqui na Gigalink, já utilizamos para documentar a rede de fibra e estamos agora documentando alguns clientes corporativos”, diz Osvaldo Lucho, diretor da empresa. A solução, segundo ele, pode atender até 2 mil pontos, sem limite de enlaces.

A cereja do bolo, reforça Lucho, “é que, depois de documentar a rede, você pode dar acesso a qualquer pessoa de atendimento ou de vendas para analisar a viabilidade daquele cliente que aparece na loja solicitando internet e você não sabe com certeza se atende ou não, e precisa mandar alguém pra verificar se tem como atender”.

O serviço ainda está em versão beta, rodando como teste. A previsão é de lançamento ainda este semestre.