Cybelle Oda, da RNP, fala durante o Encontro Provedores Regionais Campinas, realizado pela Bit Social

Cybelle Oda, da RNP. Foto: Robson Regato

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) está empenhada em ampliar a parceria com os provedores regionais de acesso à internet. Durante o 33° Encontro Provedores Regionais Campinas, realizado ontem, 11, pela Bit Social, a gerente de Engenharia Cybelle Oda relacionou algumas oportunidades, como a RFI visando investimento conjunto Capex e Opex.

Cybelle contou que a entidade vai apostar, nos próximos meses, na permuta que consiste em fornecer fibra óptica em troca de manutenção da rede. O modelo de negócio já tem um case em operação, desde 2016, com a BR Fibra, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, apesar de terem sido lançadas RFIs para as redes que interligam instituições acadêmicas nas cidades de Campinas e São Carlos, as propostas não foram concluídas. Assim, serão abertas novas RFIs para as duas redes.

Uma nova RFI também será lançada para São Paulo. Neste caso, a RNP não conta com rede própria. Ela aluga a infraestrutura de terceiros. Os interessados devem entrar em contato com a RNP pelo e-mail compras@rnp.br.