A RNP, responsável pela rede acadêmica brasileira, lançou na segunda-feira, 19, o processo de relicitação de 497 circuitos, que estão com contratos perto do vencimento. Os circuitos, divididos por região, fazem parte do projeto Veredas Novas da entidade, que prevê dotar todas as sedes de campi com conexão à internet na velocidade de 1 Gbps e as unidades (campus) com links de 100 Mbps.

Todas as operadoras e provedores que têm cadastro na RNP estão recebendo carta convite para a licitação. Mas a empresa, que não é cadastrada e se interessar pela licitação, ainda pode se cadastrar no site de compras da entidade, uma organização social vinculada ao MCTIC, e participar do certame.

De acordo com Rodrigo Campos, da área de compras da RNP, a maioria dos circuitos a serem contratados é de 100 Mbps e o preço médio máximo previsto gira em torno de R$ 6 mil mensais. Metade do preço médio praticado pela RNP três anos atrás. Já para os circuitos de 1 Gbps, Campos preferiu não divulgar preço médio, pois a variação de estado para estado é muito grande.

Abaixo, a tabela com os circuitos a serem licitados por região e a data final para a entrega de propostas:

Região Quantidade de circuitos Data para apresentação de proposta
Norte 77 31/07
Centro-Oeste 57 01/08
Sudeste 120 03/08
Sul 101 17/07
Nordeste 142 22/07