Empresas ou pessoas físicas que adquiriram as sobras de frequências no leilão da Anatel, no final de 2015, para operação de rede de acesso à internet utilizando o sistema 4G/LTE no Brasil, podem começar a operar sua licença por meio de um sistema 4G/LTE, já funcionando no laboratório da VoIPConsult, em São Paulo. A solução, de core economicamente viável e flexível, é composta ainda por Small Cell eNodeB 4G/LTE, CPEs 4G/LTE e um EPC (Evolved Packet Core) reduzido, contendo funções de OSS/BSS e serviços de valor agregado.

A plataforma da empresa belga World Telecom Labs (WTL), trazida ao Brasil pela VoIPConsult, não diz respeito apenas ao sistema 4G/LTE de forma isolada, uma vez que a solução se integra via servidores de controle (EPC) e da aplicação Vivada  , solução de OSS/BSS e serviços de valor agregado, aplicações de VoIP, WiFi, Billing, 4G/LTE como Backhaul de WiFi, transferência de valores entre outras soluções. Isso quer dizer que, além de uma plataforma tecnicamente completa do ponto de vista de regulação e normas do 3GPP, o sistema oferece condições do pequeno operador de prover serviços de valor agregado e rentabilizar a sua nova rede, reduzindo o tempo de retorno do investimento (ROI).

Outro diferencial da solução do core EPC, de acordo com a fabricante, é que pode tanto ser próprio, como compartilhado por diversos provedores, viabilizando financeiramente o negócio de parceiros e clientes. Beneficiam-se dessa versatilidade as operadoras ISPs e os pequenos provedores de acesso e comunicação que adquiriram frequências para fornecer Serviços de Comunicação Multimídia (SMC) e Serviço de Comunicação Pessoal (SMP) nas faixas de 1,8GHz, 1,9GHz e 2,5GHZ.

Marco Nogueira, sócio fundador da empresa, comenta que “O laboratório de testes implantado pela VoIPConsult em sua sede, na cidade de São Paulo, é uma excelente oportunidade para que ISPs e pequenos provedores de acesso tenham seu primeiro contato com a tecnologia 4G/LTE e possam testá-la a fim de confirmar os benefícios da solução”. Segundo Emerson Bazilio, consultor da área de telecomunicações e gerente do laboratório de testes para 4G da VoIPConsult, “este laboratório permitirá demonstrar ao ISP ou ao provedor a facilidade de instalação, configuração e operação dos equipamentos, bem como mostrar a eles a capacidade de comunicação, além das aplicações disponíveis para comercialização. Trata-se de uma prova de conceito (POC), onde o próprio ISP ou provedor poderá fazer teste de interoperabilidade, avaliar o desempenho e a performance da rede em tempo real e até mesmo homologar o sistema”.

Ainda segundo Bazilio, os testes foram excepcionais tanto na parte de estabilidade do sistema quanto em relação a velocidade e throughput do rádio. “O sistema performou 100 Mbps (cem megabits por segundo) @20MHz de banda, validando aquilo que esperávamos para o sistema”. Ao público interessado, a VoIPConsult informa que abrirá as portas do seu laboratório em janeiro de 2018. Assim, clientes poderão agendar pelo telefone ou e-mail uma visita e aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito da tecnologia.