A líder em sistemas de software empresariais (ERP) no Brasil, a multinacional ToTvs, que conta com 21 filiais ao redor do mundo e 82 franquias, não é uma desenvolvedora de software e soluções só para atender grandes corporações. Ela também tem soluções e preço para pequenas e médias empresas que iniciaram o processo de crescimento e precisam se profissionalizar. Essa é a mensagem Juliano Marcato, arquiteto digital da Totvs, levou aos executivos que participaram do Encontro Provedores Regionais realizado em Campinas (SP), pela Bit Social, no dia 11 de julho.

Para explorar o mercado de PMEs, a ToTvs escolheu a indústria de Serviços. Nessa indústria está fazendo incursão por diversos segmentos, entre eles o de provedores regionais de acesso a internet. Seu objetivo é oferecer seu portfólio de serviços a empresas que estão em processo de crescimento e precisam se profissionalizar, a um custo que seja compatível com sua capacidade de investimento. Ou seja, sair das planilhas para softwares de controle sem que a empresa tenha que investir na compra do da licença — usa tudo o que precisa na modalidade de pagamento mensal “as a service”. O pacote mensal varia dependendo do que for contratado, mas o pacote básico pode representar algo em torno de R$ 3 mil.

Em sua apresentação, Marcato explicou que a Totvs oferece às PMEs apoio à operação, o back office; apoio ao core business e RH (contrato, qualificação de mão-de-obra, relacionamento); gerenciamento e controle total (departamento jurídico, gestão de processos e padronização
dos processos operacionais); e apoio à toma de decisão (previsibilidade, mobilidade e inteligência artificial). No fundo, o que a empresa coloca à disposição de seus clientes é uma Plataforma Híbrida, com um conjunto de componentes de interface, às quais estão vinculadas as interfaces de aplicações para o usuário relacionadas com os diferentes processos empresariais. Do outro lado, essas apps se relacionam com as ferramentas de transações e, na camada seguinte, com os componentes em nuvem.

Veja aqui o que a ToTvs tem a oferecer para as empresas que estão em processo de profissionalização.