Do Tele.Síntese

A Vogel Telecom, que atende a clientes corporativos, operadoras e governos, deu mais um passo na expansão da capacidade e escalabilidade de sua rede. Foi concluída em dezembro a construção do cabo óptico próprio da empresa, ligando Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), que é a primeira fase do projeto do backbone nacional da companhia.

A rota tem 1.200 quilômetros de extensão, passando por mais de 40 municípios da Região Sul, como São Bento do Sul, Brusque, Palhoça, Blumenau e Criciúma, em Santa Catarina, e Torres, Tramandaí e Viamão, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma rede única e totalmente operacionalizada pela Vogel, sem a necessidade de rotas de terceiros. Na próxima etapa, que tem previsão de conclusão em fevereiro, essa rede será conectada a São Paulo, ligando todo o Sul à principal metrópole do país.

Em seguida, serão instalados os equipamentos para a formação do backbone nacional da Vogel, com uma plataforma DWDM da Coriant. As estruturas de alta performance permitirão o fornecimento de serviços de grande capacidade e disponibilidade. A estimativa é que o sistema esteja em operação a partir da primeira quinzena de março.

“Isso possibilitará à Vogel tornar-se uma opção em infraestrutura para players que necessitem de grande largura de banda e disponibilidade, numa rota alternativa às tradicionalmente utilizadas e já exauridas em capacidade”, avalia o gerente de telecomunicações da empresa, Luiz Fernando dos Passos.

Presente em 13 estados e no Distrito Federal, a Vogel Telecom tem mais de 21 mil quilômetros de fibra óptica, oferecendo serviços de internet, voz, dados e infraestrutura. (Com assessoria de Imprensa)