Ponto ISP

Abrint anuncia parceria com RCA e Serasa Experian para consultas de crédito e recuperação de dívidas de ISPs

Alares reduz dívidas, mas tem prejuízo com impacto da Webby

A Abrint anunciou durante o evento regional Abrint Nordeste, realizado nesta semana em Fortaleza (CE), a criação do Abrint Consultas, serviço desenvolvido em parceria com a RCA e a Serasa Experian para apoiar provedores de internet na análise de risco, na venda qualificada e na recuperação de dívidas. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da associação, Breno Vale, acompanhado do diretor de projetos Pablo Cota, do sócio da RCA, Grinaldo Teixeira, e da gerente de contas estratégicas da Serasa Experian, Nara Santos.

Publicidade

Vale afirmou que “78% dos consumidores do país hoje têm um tipo de inadimplência”, o que impacta diretamente as operações dos ISPs. O executivo afirmou que o objetivo da parceria é permitir que os associados realizem “uma boa venda mesmo para um cliente inadimplente”.

Integração via API e uso de dados da Serasa para mitigar risco

De acordo com Cota, o projeto responde a uma demanda recorrente dos provedores por ferramentas que permitam qualificar vendas e reduzir churn. “Crédito é algo muito complexo. Eles têm uma necessidade gigantesca de vender, mas do outro lado, têm uma dificuldade gigantesca de vender para fazer uma venda bem feita”, afirmou.

Publicidade

O serviço poderá ser integrado diretamente aos ERPs das empresas por meio de API. A Hubsoft foi citada como a primeira plataforma a realizar testes com a interface. Para provedores que não desejam integração, a RCA disponibilizará um site para consultas e negativação.

Vale destacou que o acesso ao serviço não terá acréscimo na mensalidade dos associados: “O objetivo da Abrint é trazer benefícios para vocês associados. A entidade não ganha nada com isso”.

Negativação, cobrança digital e uso do Serasa Limpa Nome

Segundo Teixeira, a Serasa Experian dará acesso à sua base nacional para consultas, negativação e cobrança. Ele afirmou que a solução permitirá “colocar o cliente para dentro da sua empresa, mas com qualidade, com segurança, para poder estar fazendo uma venda sadia”.

Nara explicou que o pacote inclui consultas simples e avançadas, bem como serviços de inclusão de devedores via e-mail e SMS. O provedor tem que pagar por consulta. Ela afirmou ainda que o acesso ao Serasa Limpa Nome é um diferencial para recuperar dívidas antigas: “A plataforma funciona o ano inteiro, é um grande diferencial, principalmente para recuperar as dívidas que já não estão mais negativadas”.

Vale reforçou que o mecanismo evita perdas recorrentes dos provedores. “Às vezes o provedor guarda realmente esse débito na gaveta. Mas, na verdade, existe uma possibilidade, sim, muito grande de recuperação”, declarou.

Ampliação do uso e benefício exclusivo no evento

A equipe informou que o serviço poderá ser usado por qualquer empresa, associada ou não, embora associados tenham condições mais vantajosas. A Serasa ofereceu um benefício adicional para quem realizasse pré-cadastro no evento.

Teixeira ressaltou que a negociação foi inédita: “Foi uma negociação histórica em questão de valores”.

Sair da versão mobile