Ponto ISP

Google vê número de sites com ameaças de phishing triplicar em 3 anos

Só nos últimos três anos, o número de sites identificados como potenciais causadores de ataques de phishing mais que triplicou. Entre janeiro de 2017 e 2020, o serviço Navegação Segura do Google observou o número de sites com phishing saltar de 578,7 mil para 1,8 milhão. No mesmo intervalo, sites identificados como perigosos por conter malware caíram de 515,7 mil para 23,5 mil.

Segundo o Google, sites não seguros podem ser divididos em duas categorias de ameaça: Phishing e Malware.

PUBLICIDADE

O Google identifica páginas não seguras examinando bilhões de URLs, softwares e conteúdos. Ao tentar acessar links de páginas previamente identificadas como potencialmente não seguras e que podem roubar informações pessoais ou instalar softwares maliciosos.

O Google lançou um teste para usuários aprenderem a identificar golpes de phishing. O jogo conta com 8 perguntas que desafiam o usuário a adivinhar se o conteúdo é malicioso ou verdadeiro. Entre os aprendizados, estão formas de identificar a autenticidade de comunicações verificando URLs, remetentes e anexos dentro de e-mails, bem como as abordagens de phishing mais comuns.

Confira dicas para não ser vítima de um ataque de phishing:

A Navegação Segura é um serviço criado pela equipe de segurança do Google para identificar sites não seguros na internet e notificar os usuários e webmasters sobre possíveis danos. Ao detectar sites não seguros — que, por vezes, são sites legítimos que foram comprometidos –, avisos são exibidos na busca e nos navegadores. Na página do Navegação Segura é possível verificar se é perigoso visitar um site ou não. Atualmente, mais de 4 bilhões de dispositivos se beneficiam da proteção do Navegação Segura do Google. É possível também denunciar sites e endereços de e-mails suspeitos de ataques de phishing, saiba mais.(Com assessoria de imprensa)

 

Sair da versão mobile