
A Mambo WiFi, empresa brasileira de SaaS com soluções de Hotspot WiFi, Captive Portal, autenticação de usuários, analytics e compliance, assume papel central na chegada da Helium ao Brasil por meio de uma Joint Venture que marca a expansão da conectividade descentralizada no país. Com mais de 40 mil pontos de acesso implantados nacionalmente e atuação em aeroportos, smart cities, marcas e operadoras, a Mambo será a infraestrutura base para permitir que provedores e operadoras adotem o modelo da Helium, ampliando cobertura móvel, reduzindo congestionamento e oferecendo acesso mais eficiente para milhões de usuários.
A Helium, líder global em conectividade wireless descentralizada, opera uma rede construída por pessoas e empresas que instalam hotspots que funcionam como mini torres de celular. A rede já soma mais de 120 mil hotspots nos Estados Unidos e México e atende quase 2 milhões de usuários diários. A entrada no Brasil reforça sua estratégia internacional de ampliar o modelo de conectividade distribuída para novos países, priorizando regiões com grande potencial de adoção de hotspots e uso intensivo de offload de dados móveis.
A colaboração entre as duas empresas avança em um cenário brasileiro marcado por uma ampla lacuna de conectividade. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, mais da metade da população ainda não conta com acesso confiável à internet e muitas famílias utilizam conexões compartilhadas como principal forma de acesso. Com a integração entre a tecnologia descentralizada da Helium e a capilaridade da rede da Mambo, o modelo permite que pessoas e empresas instalem hotspots — pequenos dispositivos que estendem a cobertura móvel e realizam offload de tráfego das operadoras — garantindo uma experiência de uso mais fluida.
Para o mercado nacional, a Mambo WiFi desempenha papel determinante ao oferecer escala e experiência em projetos com grandes operadoras, aeroportos, prefeituras e marcas. Sua rede de 40 mil pontos será o pilar inicial para suportar o crescimento local da Helium, permitindo que operadoras adotem o offload de forma rápida e com menor investimento em infraestrutura. “Essa colaboração coloca o Brasil na vanguarda das redes distribuídas”, afirma Katie Pierozzi, Co-founder e CEO da Mambo WiFi. “Nossa rede de 40 mil pontos permitirá que operadoras adotem rapidamente o modelo da Helium, reduzindo a lacuna de conectividade e oferecendo um serviço mais confiável para milhões de usuários.”
Mario Di Dio, GM of Network da Helium, destaca o movimento como parte da expansão internacional. “Nossa colaboração com a Mambo representa um marco significativo na expansão da Rede Helium internacionalmente. Juntos, estamos revolucionando o mercado de telecomunicações no Brasil e criando um novo modelo em que redes operadas por pessoas oferecem cobertura acessível e confiável em grande escala.”
Com a integração de tecnologias, usuários poderão se conectar automaticamente a hotspots compatíveis por meio do Passpoint/Hotspot 2.0, que permite autenticação segura em segundo plano. Isso melhora a qualidade da conexão em áreas de alta demanda e oferece uma alternativa mais acessível e eficiente para complementar a cobertura das operadoras.
Segundo Katie Pierozzi, o potencial da Joint Venture se reflete em projetos como o do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no Rio de Janeiro. No local, a Mambo implementa uma rede de alta velocidade, aberta e gratuita aos usuários, que será integrada à arquitetura descentralizada da Helium. “Estamos unindo a força de uma tecnologia global com a capilaridade da nossa operação local para reduzir desigualdades e entregar experiências de conexão mais estáveis para milhões de pessoas”, afirma.