Ponto ISP

Rio AI City cria ecossistema único de IA na América Latina

Rio AI City Elea Data Centers
Rio AI City está entre os dez maiores projetos do gênero em nível mundial. (Divulgação: Elea Data Centers)

A Rio AI City é um polo urbano de tecnologia desenvolvido pela Elea Data Centers, principal plataforma sustentável no Brasil e primeira a implementar Inteligência Artificial em larga escala na América Latina. Localizado no Parque Olímpico, o projeto foi concebido para criar um ecossistema de inovação único na região, reunindo empresas de tecnologia, startups, centros de pesquisa e profissionais especializados. Seu objetivo é apoiar aplicações de IA e computação em nuvem em toda a América Latina, contribuindo para posicionar o Brasil entre os principais polos globais desse setor. A primeira fase disponibilizará 1,5 GW de energia renovável, com potencial de expansão para 3,2 GW, colocando o empreendimento entre os dez maiores hubs digitais do mundo. Investimento sem precedentes na América Latina, a Rio AI City vai gerar investimentos que contemplam a construção de novos data centers, implantação de infraestrutura energética de alta capacidade e ampliação da conectividade digital.

A cidade de data centers é projetada com sustentabilidade integrada desde a concepção, utilizando 100% de energia renovável certificada, sistemas de resfriamento sem uso de água e soluções arquitetônicas que favorecem eficiência energética. Sua localização estratégica garante conexão direta com hubs de cabos submarinos e acesso a uma das redes elétricas mais estáveis do mundo, com 99,8% de disponibilidade. O desenvolvimento ocorre em fases, incluindo o site RJO1, já em operação, e o RJO2, com entregas iniciais a partir de 2026.

Publicidade

Além da infraestrutura tecnológica, a Rio AI City está inserida em um plano de revitalização urbana com impacto econômico direto na cidade e no país. Com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, estima-se a geração de mais de 10.000 empregos diretos e indiretos, a atração de bilhões de reais em investimentos e a ampliação da qualificação digital da população. O projeto está em consonância com áreas verdes reflorestadas, centros residenciais e espaços culturais, integrando desenvolvimento urbano, tecnologia e sustentabilidade de forma planejada.

A concepção da Rio AI City conecta inovação tecnológica e crescimento econômico a partir de uma base escalável, capaz de atender à demanda atual e às futuras necessidades da economia digital. Ao reunir alta capacidade energética, conectividade de classe mundial e construção e operação sustentáveis, o projeto consolida um novo padrão de cidade inteligente no mundo e fortalece cadeias produtivas ligadas à tecnologia em todo o Brasil.

“Vislumbramos uma cidade de data centers projetada para o futuro, pensando no ecossistema entre comunidade, sustentabilidade e inovação tecnológica. A Rio AI City nasce com energia disponível, conectividade e com um projeto capaz de atrair os cérebros que desenharão o mundo que virá. Vemos o Brasil e o Rio de Janeiro se posicionando no epicentro global da infraestrutura digital”, destaca Alessandro Lombardi, presidente e fundador da Elea Data Centers.

Diferenciais de infraestrutura

Infraestrutura escalável e preparada para a nova era digital: capacidade energética inicial de 1,5 GW dedicada a cargas de trabalho de IA e cloud, com potencial de expansão para até 3,2 GW.

Operacional desde já: com o data center RJO1 já em funcionamento, trata-se do site mais interconectado da região fluminense, certificado Tier 3 de classe mundial. As primeiras expansões para entregar os primeiros 80 MW iniciam em 2026.

Energia 100% renovável: fornecimento assegurado por fontes renováveis certificadas em todas as fases do projeto.

Eficiência e sustentabilidade no centro: uso de sistemas de refrigeração sem água e conceito green skin, conectado ao plano de revitalização urbana do Rio.

Localização estratégica: implantado em área segura, conectada ao hub de cabos submarinos, e próxima a aeroportos, centros logísticos, e à subestação de energia.

Geração de valor para a cidade: mais de 10 mil empregos, bilhões de dólares em investimentos diretos e indiretos gerados, além de impulso à inclusão digital e à atração de empresas de tecnologia e inovação.

Data centers usarão tecnologia liquid cooling que promovem zero uso de água. Divulgação: Elea Data Centers.

A Elea Data Centers é uma empresa com capital majoritariamente brasileiro e maior distribuição geográfica no Brasil. Opera nove data centers nas cinco principais metrópoles do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. A companhia oferece soluções que promovem inovação, segurança e sustentabilidade, do Edge ao Hyperscale.

Para mais informações, visite www.eleadatacenters.com

Sair da versão mobile