Ponto ISP

ZTE realiza seu Global Services Ecosystem Forum 2025 no Brasil

 

A ZTE Corporation, provedora global em soluções integradas de tecnologia da informação e comunicação, realizou na última semana em São Paulo o ZTE Global Services Ecosystem Forum 2025, voltado para as regiões da Europa e América Latina. Sob o tema “Ultimate Service for an AI-Driven Win-Win Future”, o fórum reuniu entidades setoriais, especialistas acadêmicos, operadoras e parceiros de serviços de rede dessas duas regiões para debates sobre inovação em serviços de rede na era da IA, gestão de projetos, colaboração ecológica e transformação digital.

Publicidade

O encontro contou com palestras, exposição de produtos e soluções, assinatura de memorandos de entendimento entre universidade e empresa, celebrações de marcos de implantação de redes e cerimônia de reconhecimento a parceiros. Com o fórum, a ZTE reafirmou sua estratégia em serviços digitais e inteligentes, além de apresentar um “caminho conjunto para um ecossistema aberto, colaborativo e mutuamente benéfico”.

Atualmente, o mundo avança rapidamente para uma nova etapa de transformação industrial impulsionada por tecnologias de inteligência artificial. A ZTE acompanha esse movimento, promovendo a evolução inteligente do setor por meio de investimentos tecnológicos e comprometida em liderar o desenvolvimento de redes de próxima geração e capacidades de computação avançada, estimulando a modernização digital em diferentes indústrias.

Publicidade

Sun Fangping, vice-presidente sênior da ZTE e presidente da ZTE Global Services, destacou em seu keynote que a aplicação rápida, extensa e profunda da IA segue impulsionando a integração industrial e o progresso social. Segundo ele, como empresa líder em telecomunicações, a ZTE vem ampliando sua atuação ao combinar “Conectividade + Computação”, alinhada à estratégia “All in AI, AI for All”.

Especialistas do setor reforçaram essa visão, observando que IA e telecomunicações estão convergindo para redefinir como as redes pensam, se adaptam e escalam. Representante da Claro Brasil, uma das principais operadoras do país, destacou que operadoras precisam inovar continuamente para melhorar de forma sustentável a qualidade da rede e a eficiência dos serviços. A IA surge como ferramenta essencial para decisões orientadas por dados, reduzindo a dependência de conhecimento especializado e avançando para operações mais precisas e inteligentes. Um especialista do Project Management Institute (PMI) também apresentou sua análise durante o evento.

Durante o fórum, Unifique, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e ZTE assinaram um acordo de cooperação estratégica. A parceria prevê aprofundar o trabalho conjunto em inovação de tecnologia de banda larga e formação de talentos, acelerando a aplicação prática de novas tecnologias e fortalecendo a capacitação local em telecomunicações, contribuindo para o avanço da economia digital no Brasil.

A ZTE vem ampliando continuamente o desenvolvimento de seu sistema de serviços digitais e inteligentes na Europa e América Latina. Com base em capacitação tecnológica e apoio regulatório, a empresa fortalece um ecossistema regional de competências, oferecendo soluções de ponta a ponta e gerando mais valor para parceiros e clientes.

Além de 2025, para os próximos anos, a ZTE seguirá comprometida com o conceito de “serviço definitivo”. Tendo a inovação em serviços como motor e a construção conjunta do ecossistema como pilar, a empresa trabalhará com parceiros globais para consolidar um ambiente aberto e de ganhos compartilhados, desenvolvendo infraestruturas de rede e computação evolutivas, sustentáveis e inteligentes, com o objetivo de impulsionar ainda mais o desenvolvimento da economia digital de alta qualidade na Europa e América Latina.

Sair da versão mobile