Ponto ISP

Anatel aprova venda da Zaaz para grupo dono da Sky

A Anatel autorizou a transferência de controle da Zaaz Provedor de Internet para a Bali Brasil Serviços de Banda Larga, empresa pertencente ao grupo argentino Werthein, também controlador da Sky Brasil. A decisão foi formalizada pelo Ato nº 7.320, publicado no Boletim de Serviço Eletrônico da agência hoje, 3 de julho.

Com a anuência da Anatel, a operação poderá ser formalizada no prazo de até 180 dias, prorrogáveis por igual período. A Zaaz deverá encaminhar à agência, em até 60 dias após o registro societário da transação, cópias dos documentos que comprovem a conclusão do negócio – prazo e exigência de praxe neste tipo de processo.

Publicidade
Cristiano Santana | Ceo da ZAAZ Telecom

A aprovação pela agência reguladora ocorre após a liberação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em 23 de junho, sem imposição de restrições. De acordo com o parecer da Superintendência-Geral do Cade, a transação não gera preocupações concorrenciais relevantes. A única sobreposição relevante ocorre em 18 municípios, mas a participação de mercado do grupo comprador se mantém abaixo de 20% em todos os casos.

A operação resulta na aquisição de 93,5% do capital social da Zaaz pela Bali Brasil. A Boaz Corporações e Participações permanece com os 6,5% restantes. A transação envolve a compra de ações dos sócios originais, além da subscrição de novas ações e do exercício de bônus de subscrição.

A Zaaz atua nos estados de São Paulo e Paraná, com rede própria em mais de 100 cidades e cerca de 180 mil clientes residenciais e corporativos. A empresa oferece serviços de internet por fibra óptica, telefonia fixa e operação como MVNO (operadora móvel virtual). Segundo comunicado anterior, a empresa afirma ter ultrapassado a marca de 200 mil residências atendidas com banda larga.

A Bali, por sua vez, integra a estratégia do grupo Werthein de expansão no mercado brasileiro de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia). O grupo é controlador da Vrio Corporation, que opera as marcas DirecTV, DGO e Sky+ na América Latina.

O objetivo da aquisição é ampliar a atuação do grupo em serviços residenciais e corporativos, com possível integração de infraestrutura e oferta de conteúdo audiovisual, aproveitando sinergias com as demais empresas da holding.

Sair da versão mobile