Ponto ISP

Câmara-e.net dá dicas de segurança para consumidor evitar cair em golpes

Dia do consumidor registra aumento de fraudes online

A semana do consumidor é responsável por girar a economia brasileira, sobretudo na categoria do e-commerce, que, somente ano passado, encerrou com um faturamento de R$ 185,7 bilhões e com cerca de 395 milhões de pedidos realizados. Durante esta semana surgem as campanhas promocionais lançadas por diversas empresas e a alta atração de clientes. Pensando nisso, Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), Associação especializada em práticas seguras no comércio eletrônico (e-commerce), desenvolveu uma cartilha para alertar os consumidores sobre os golpes online que podem ocorrer durante as promoções.

PUBLICIDADE

O aumento do uso de inteligência artificial por criminosos é uma das novas táticas implementadas. Considerando o cenário das fraudes, 22% dos brasileiros já passaram por uma tentativa, porém ao final não foram vítimas do golpe. Por outro lado, 7% caíram em golpes e 71% não sabem se já sofreram uma tentativa de fraude, segundos dados adquiridos pela Câmara-e-net.De acordo com Gerson Rolim, Coordenador dos Comitês de Meios de Pagamento e de Antifraude da camara-e.ne,  a utilização da inteligência artificial com intenções maliciosas está modificando o cenário de fraude e de risco, aumentando a eficácia dos esforços dos fraudadores e colocando novos desafios para estabelecer e provar a identidade de alguém.

Este período é uma oportunidade para os consumidores aproveitarem excelentes ofertas, mas também para os golpistas enganarem os desavisados. Por isso, é importante estar ciente dos riscos e saber como se proteger.

Dicas de Segurança da camara-e.net:

Sair da versão mobile