Personalização é a nova tendência do e-commerce


Segundo levantamento da Ebit|Nielsen, somente no primeiro semestre deste ano, os canais onlines registaram um crescimento de 47%, em função da pandemia. Essa taxa de crescimento inimaginável para um período tão curto demonstra o aumento exponencial sofrido pelo canal online e a oportunidade que ele representa para as empresas do país.

As pessoas aderiram ao e-commerce e o hábito não vai desaparecer quando a pandemia acabar: os consumidores compravam, antes, por conveniência e, durante o período de pandemia e isolamento social, por necessidade, mas, no futuro, o farão por opção, observa Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil, empresa de publicidade móvel. Essa “revolução digital” inclui, até mesmo, os Boomers, alguns dos quais fizeram sua primeira compra online durante este período.

Segundo pesquisa do Google, as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos. Até 2021, o crescimento do setor será, em média, de 12,4% ao ano. “Sem dúvida, isso terá um impacto muito positivo em todo o mercado, onde mais empresas se voltarão para o canal online, estimuladas pelo aumento da demanda, e mais marcas investirão no digital, em consequência da mudança de hábitos de consumo”, afirma Pardo.

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Segundo o e3xecutivo, em um cenário tão dinâmico, é preciso se manter atualizado, para ser notado e atrair clientes. Nesse sentido, ele antecipa os próximos passos do comércio eletrônico alavancado por três tendências emergentes para o desenvolvimento do canal online:

1. Tecnologia para “converter mais”: o desenvolvimento tecnológico é fundamental e as marcas podem converter mais visitas em compras, além de trabalhar para encurtar a jornada do cliente. Para isso, é fundamental levar em consideração como os hábitos de consumo têm mudado e, assim, oferecer formatos de publicidade voltados para a compra online, algo que o Shoppable Ads alcança, permitindo um acesso rápido, simples e intuitivo aos produtos e/ou serviços que as marcas oferecem em seus canais digitais. O Shoppable Ads é uma tendência-chave na publicidade digital em todo o mundo, que visa encurtar a jornada do consumidor desde a “descoberta até a compra de um produto”.

2. Personalização: Crie experiências personalizadas! O e-commerce não inclui um vendedor, como no comércio tradicional, para fazer recomendações com base no feedback do cliente. No entanto, isso não significa que a experiência não possa ser ajustada ao consumidor. Como recriar uma experiência única e memorável? Por meio de conteúdo dinâmico, recomendações de produtos específicos e ofertas baseadas no comportamento de navegação, ações anteriores, histórico de compras, dados demográficos do cliente e outras informações pessoais valiosas.

3. A experiência móvel é mais importante do que nunca: o dispositivo móvel é escolhido em todas as etapas das compras online, não só na navegação, mas também na compra. As melhorias na experiência do usuário, as mudanças nos hábitos dos consumidores e a crescente disposição dos criadores de conteúdo em reconhecer e abraçar as implicações dessas tendências significam que o e-commerce está realmente pensando em mobilidade.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, o que significa que a demanda deve ser profissionalizada para crescer. Por isso, ficar à frente das tendências e aproveitar as tecnologias mais recentes pode ajudar as empresas que buscam desenvolver seu canal online para impulsionar as vendas, atrair novos clientes e aumentar a participação no mercado, diz Pardo. (Com assessoria de imprensa)

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