Ponto ISP

ESET divulga as piores senhas de 2020

A ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, revisou as combinações de senhas mais usadas em 2020 e fornece as dicas a seguir para melhorar a segurança. As diretrizes básicas para o desenvolvimento de senhas fortes já sejam conhecidas, os relatórios anuais sobre senhas mostram que muitos usuários continuam priorizando a conveniência sobre a segurança, expondo contas e dados a riscos diferentes.

As 200 senhas mais usadas na web em 2020 foram reveladas recentemente, provando que combinações de números fáceis de adivinhar ainda são tão populares quanto nos últimos anos. Sete das dez piores combinações são compostas de várias combinações de números, como “123456”, “123456789” e “12345678”, ocupando o primeiro, segundo e quinto lugares, respectivamente. O terceiro lugar é ocupado pela senha “imagem1”, que é adicionada à lista, seguida da palavra recorrente na lista: “senha”, que estava localizada na quarta posição.

PUBLICIDADE

“Se os resultados deste estudo não são motivo de preocupação, talvez dois fatos devam ser: as primeiras cinco senhas reúnem mais de 4,5 milhões de usuários e todas juntas foram expostas mais de 38 milhões de vezes em diferentes violações de dados. Além disso, todas essas combinações, exceto “imagem1”, podem ser decifradas em menos de um segundo.”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

A tabela a seguir é composta, principalmente, de senhas que estavam presentes nas listas das mais comuns de 2019 e 2018. Além disso, houveram 78 novas adições, como “password”, “Milion2” ou “aaron431”; parte desta última combinação é também o nome mais popular usado como senha. Abaixo estão as 13 senhas que lideraram a lista de 2020:

Caso você use qualquer uma dessas opções para proteger suas contas, a primeira coisa que deve ser feita é modificá-las. “Considere o uso de uma frase secreta exclusiva para cada uma de suas contas online, o que tornaria mais difícil ou até impossível de decifrar. Além disso, evite cair em outros maus hábitos relacionados à criação e uso de senhas, incluindo a reutilização ou a não atualização constante”, acrescenta Gutiérrez.

Uma solução prática e conveniente para o uso e criação de senhas é a utilização de um gerenciador. Para aumentar sua segurança, a ESET recomenda habilitar a autenticação de dois fatores em todos os serviços que oferecem esta opção de configuração e ter uma solução de segurança instalada nos dispositivos.

Atualmente, muitas credenciais de login são roubadas em violações de dados, portanto, também é recomendável usar um serviço que permite verificar se a senha que você usa vazou em uma violação de dados.

Para saber mais sobre segurança de computador, acesse o portal de notícias da ESET: https://www.welivesecurity.com/br/2020/11/24/as-piores-senhas-de-2020/  (Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile