Anatel autoriza compra da Um Telecom pela V.tal


Crédito: Freepik

 

A Anatel aprovou no dia 19 de fevereiro a transferência de controle da Um Telecom para a V.tal. A autorização é prévia e tem validade de 180 dias. As empresas também terão que enviar à Anatel, em até 60 dias após o registro da operação nos órgãos competentes, a documentação que comprove a conclusão da transação – o que depende ainda do Cade.

Ali, o processo aguarda a entrega, por parte das empresas, de mais detalhes sobre o impacto estimado do negócio sobre o mercado de telecomunicações no atacado, assim como as participações de mercado por cidades em que atuam. O aval da Anatel não menciona a compra da Atlantic Data Centers, no entanto. No processo aberto no Cade, a empresa pré-operacional, que vem construindo uma unidade no Recife (PE) faz parte do negócio.

O que está sendo comprado

Segundo o formulário apresentado ao Cade, a operação envolve a compra de 100% das quotas da 1Telecom, da Um Telecom e também da Atlantic Data Center Ltda. A V.tal, vale lembra, é uma operadora de rede neutra focada no mercado de atacado, e atua com diferentes modelos de rede, como FTTH (fibra até a casa), FTTP (fibra até o ponto) e enlaces entre pontos de presença.

Já a 1Telecom e a Um Telecom operam no Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que inclui banda larga fixa e outros serviços associados, como soluções em nuvem, redes privativas, conectividade para empresas e aluguel de infraestrutura.

A transação foi anunciada pelas empresas no final de 2025. Com a transação, a V.tal incorpora integralmente a rede de fibra óptica da Um Telecom, que soma mais de 20 mil quilômetros de extensão, com presença em todas as capitais nordestinas e em mais de 200 municípios. O ativo inclui ainda uma base aproximada de mil clientes corporativos e um portfólio de soluções digitais voltadas a empresas e governos.

Previous Unetvale entra no 5G e aposta na convergência para ampliar receita e reter clientes
Next Leilão de 700 MHz pode viabilizar centenas de operações regionais no móvel, avalia CEO da Tá Telecom

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *