Anatel homologa roteador Wi-Fi 7 da Blu-Castle


A fabricante de equipamentos de telecomunicações Blu-Castle obteve a homologação da Anatel para seu novo roteador GPON com tecnologia Wi-Fi 7 Dual Band 4×4. O modelo é voltado ao mercado residencial e de pequenas empresas, com suporte para até 250 dispositivos conectados simultaneamente, afirma.

Publicidade

Segundo a empresa, este é o primeiro roteador com especificação Wi-Fi 7 Dual Band homologado pela Anatel e chega ao mercado com custo até 20% inferior ao de outros equipamentos da mesma categoria. O produto foi projetado para atender às condições econômicas e de infraestrutura do mercado brasileiro.

A Blu-Castle também anunciou que iniciará a fabricação local do equipamento em novembro, com o objetivo de reduzir custos logísticos, viabilizar o financiamento via Finame e oferecer suporte técnico direto no país.

“O objetivo é acelerar a adoção do Wi-Fi 7, oferecendo às operadoras e provedores regionais uma opção competitiva para serviços premium”, afirmou Glauco Nunes, diretor da Blu-Castle do Brasil. Segundo ele, antes da submissão do produto à Anatel, a companhia já trabalhava com provedores interessados na migração para a nova tecnologia.

A empresa informou que deve anunciar ainda em novembro o primeiro contrato de fornecimento com uma grande operadora nacional. Paralelamente, conduz provas de conceito (POCs) com diversos provedores regionais. “Queremos expandir não só entre as grandes operadoras, mas também ampliar a parceria com médios e grandes ISPs”, completou Nunes.

O roteador Blu-Castle Wi-Fi 7 suporta as especificações IEEE 802.11be nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, com arquitetura 4T4R e 4T5R (quatro transmissores e até cinco receptores). Segundo a empresa, essa configuração permite maior capacidade de transmissão, baixa latência e cobertura ampliada, adequada a ambientes de alta densidade de dispositivos — como residências com múltiplos equipamentos conectados e pequenas empresas com grande volume de acessos simultâneos.

O modelo conta com cinco antenas internas omnidirecionais, quatro portas Ethernet de 1 Gb e uma porta de 2,5 Gb, além de uma porta USB. As aplicações incluem streaming em 8K, jogos em nuvem e redes corporativas.

De acordo com a empresa, o lançamento acompanha a tendência global de aumento da densidade de conexões sem fio, impulsionada pela expansão do 5G e pela futura chegada do 6G. Estimativas citadas pela fabricante indicam que o número médio de dispositivos conectados por usuário pode chegar a 15 até 2030.

Fundada em 2015, a Blu-Castle tem investimento da Foxconn Interconnect Technology (FIT) e presença em mais de 50 países. No Brasil, a empresa fornece para as grandes operadoras nacionais e médios ISPs, soluções em Wi-Fi 7, 5G, DOCSIS, fibra óptica, IPTV e IoT. (Com assessoria de imprensa)

Previous Telebit viabiliza infraestrutura digital nos principais eventos do Brasil
Next GDF media diálogo entre ASPRO e Neoenergia sobre uso de postes e programa Poste Limpo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *