Em 2017, por exemplo, a companhia aérea britânica British Airways (BA), uma das maiores empresas aéreas do mundo, enfrentou uma grave crise, após queda total no seu sistema de controle de voos, passagens, bagagens e outros serviços.
O sistema de TI da empresa falhou, em todo o mundo, gerando um prejuízo calculado em R$ 420 milhões, somente com a compensação a passageiros, prejudicados pelo “apagão” tecnológico.
Uma das formas de se minimizar o risco de tais paradas não programadas é o uso da tecnologia para gestão de ativos. Nessa linha, a Engetron, pioneira na aplicação da IoT no setor de energia em missão crítica, traz para o mercado uma funcionalidade que entrega informações em tempo real sobre máquinas e equipamentos, ligados ao sistema de energia, permitindo detectar falhas, indicando manutenções preditivas, contribuindo para o aumento da vida útil dos equipamentos e, consequentemente, gerando continuidade do negócio e potencializando a produtividade.
O aplicativo Engetron IoT, disponível para Android e iOS, com foco no gerenciamento e monitoramento de nobreak/UPS, foi totalmente desenvolvido pela equipe técnica da Engetron, o que permite aprofundamento no uso da ferramenta e constante avaliação, para implementação de melhorias. Ele permite gestão centralizada dos UPS, fácil visualização do status de cada um e acesso a todos os dados do sistema de energia, favorecendo o monitoramento ativo de forma simples, ágil e segura.
A ferramenta fornece diagnósticos remotos e envia notificações para aumentar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema monitorado. Outro benefício é a redução dos custos com as visitas de manutenção, que podem ser reduzidas, por exemplo, de quatro para uma visita ao ano.(Com assessoria de imprensa)