Banda larga: Levantamento mostra crescimento de 46,2% da fibra óptica em 2020


Levantamento divulgado pela consultoria Teleco mostra que fibra, que se tornou a principal tecnologia de Banda Larga Fixa no Brasil em 2019, continuou ganhando market share em 2020 (46,2%), enquanto o market share dos acessos xDSL (cobre) caía para 17,1%. A migração do cobre para a fibra se acelerou em 2020, com a fibra apresentando adições líquidas de 6,5 milhões de acessos no ano, enquanto o cobre apresentava perdas (-3,3 milhões). Os acessos em cabo se mantiveram estáveis em 9,6 milhões no ano.

A consultoria afirma que as competitivas mantiveram sua liderança em market share de acessos em fibra (62,4%), com adições líquidas superiores à soma das outras três operadoras. Merece destaque o desempenho da Oi que apresentou adições líquidas de 1,4 milhões de acessos em fibra e ganhou market share em 2020.

PUBLICIDADE  

As dez maiores Competitivas ampliaram os seus acessos em fibra em 2020, sendo que a Brisanet ultrapassou a Algar e assumiu a liderança entre as Competitivas.

O cobre ainda é, no entanto, a principal tecnologia de BL fixa da Oi (49,9%), enquanto na Vivo a fibra já representa 52,8% dos acessos e nas competitivas 70,7%.

Previous José Afonso Cosmo Júnior é confirmado na Secretário de Telecomunicações do Minicom
Next Proteção ao titular de dados requer investimento do controlador na área jurídica

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *