Ponto ISP

Google lança ferramenta que permite decifrar hieróglifos

No dia que marca o aniversário da descoberta da Pedra de Roseta – que permitiu, pela primeira vez, esclarecer os mistérios dos hieróglifos egípcios, o Google apresenta a nova ferramenta Fabricius, que permite a qualquer pessoa descobrir essa língua fascinante por meio de três caminhos: primeiro, é possível “Conhecer” os antigos hieróglifos egípcios com uma breve apresentação informativa em seis passos simples. Depois, o Fabricius convida o usuário a “Brincar” de traduzir as próprias palavras e recados para essa linguagem, e compartilhar as mensagens com amigos e parentes.

Finalmente, o Fabricius abre novas portas para a pesquisa acadêmica – além de ser uma via de entrada para principiantes no assunto. Até o momento, os estudiosos precisavam vasculhar livros e mais livros, manualmente, para traduzir e decifrar a antiga língua, num processo que quase não evoluiu ao longo de um século de trabalho. Com a Fabricius, surge a primeira ferramenta digital de estudo, lançada em esquema open source para apoiar avanços nas descobertas de outras línguas da Antiguidade.

PUBLICIDADE

Com ela, os hieróglifos egípcios são decodificados com a ajuda de aprendizado de máquina. A tecnologia de Auto ML do Google Cloud, chamada AutoML Vision, foi usada para criar um modelo de aprendizado capaz de compreender o que é um hieróglifo. No passado, era necessário contar com uma equipe de cientistas de dados, muito trabalho de código – e muito tempo de dedicação. Agora, o AutoML Vision permite que os desenvolvedores ensinem a máquina, de forma simples, a reconhecer qualquer tipo de objeto.

O Fabricius está disponível em inglês e árabe, e foi batizado em homenagem ao alemão Georg Fabricius, pai da epigrafia – nome que se dá ao estudo de inscrições (ou epígrafes) antigas. A ferramenta foi criada em parceria com o Centro Australiano de Egiptologia da Macquarie University, a Psycle Interactive e egiptologistas do mundo inteiro.

Essa novidade do Google Arts & Culture também permite conhecer mais sobre as maravilhas do Egito antigo – entre elas o infame rei Tutancâmon, as Pirâmides de Gizé e o Livro dos Mortos. Para professores que usam o Google Sala de Aula, criamos recursos sobre o antigo Egito para serem usados no trabalho com os alunos.

Toda essas histórias sobre os egípcios já estão disponíveis no aplicativo do Google Arts & Culture ou no site Google Arts & Culture.(Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile