Inatel capacita ISPs em segurança cibernética para redes 5G


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Profissionais de empresas de provedores de Internet de várias regiões do Brasil formaram a primeira turma do curso Segurança Cibernética para Redes 5G oferecido gratuitamente pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC) às ISPs. A capacitação foi realizada entre os dias 20 e 24 de junho, no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, em um total de 32 horas de curso.

A capacitação foi anunciada em março durante o Mobile World Congress – MWC 2022, em Barcelona e será oferecida para outra turma, com início no dia 18 de julho, ainda com vagas disponíveis.

PUBLICIDADE
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Entre os alunos da primeira turma estão profissionais de empresas responsáveis pela implementação da rede 5G. “Recebemos muito conhecimento e vamos levar muito conteúdo que vai nos ajudar nas tomadas de decisões focadas na segurança da rede de quinta geração”, afirmou Julian Eble, gerente de operações da Unifique Telecom, que atua nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e integra o consórcio que participou do leilão 5G realizado pelo governo federal e arrematou o lote referente a região Sul do Brasil.

A capacitação conta com o apoio da Huawei, Sikur e Security Design Lab do IMREDD, também parceiros do CxSC. “A parceria foi fundamental para aumentar a qualidade do curso e para cumprirmos com o nosso objetivo de levar conhecimentos relevantes para os ISPs nacionais sobre telecomunicações, redes 5G e, principalmente, sobre os aspectos que permeiam a segurança cibernética dessas redes de nova geração. Com esses conhecimentos, acredito que os ISPs estarão mais preparados para enfrentar os novos desafios de levar, de forma segura, acesso 5G a todos os cantos do nosso país”, afirma o coordenador adjunto do CxSC, professor Guilherme Aquino.

Segundo o diretor de Soluções de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta, “cibersegurança é um dos alicerces do mundo digital, o que inclui a segurança das redes 5G. A iniciativa do CxSC Inatel conta com todo nosso apoio, contribui para a capacitação profissional do setor e na construção de redes mais seguras, prioridade e responsabilidade da Huawei como grande parceiro das operadoras de telecomunicações do país”.

Os interessados em participar dos próximos cursos devem enviar um e-mail para cxsc@inatel.br. Mais informações: www.inatel.br (Com assessoria de imprensa)

Previous Accedian lança o Skylight Interceptor para proteger redes
Next WDC antecipa resultado e informa que descontinuará indicador

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.