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ISPs denunciam a Coelba por desconexão em Morro de São Paulo

Crédito: DivulgaçãoAs queixas dos provedores baianos contra a Neoenergia Coelba ganharam um reforço nesta quarta-feira, 18. A distribuidora cortou os cabos dos ISPs em Morro de São Paulo, uma ilha essencialmente turística, deixando pousadas e órgãos públicos desconectados. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Provedores de Internet da Bahia, André Costa, a Coelba não cumpriu o acordo de rebaixar os postes em apenas um trecho da cidade, ampliando a ação para onde os ISPs ainda não estavam preparados. “Os cabos foram retirados causando prejuízos para a cidade e os provedores”, ressaltou. 

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O rebaixamento dos postes e o consequente enterramento dos cabos em dutos em Morro de São Paulo com extensão de 1,6 quilômetros é um programa orçado em mais de R$ 20 milhões, que está sendo executado em parceria pela prefeitura local, a Coelba e os provedores. Como os custos são altos, o enterramento está sendo feito por trechos. 

“Estava combinado o rebaixamento do ponto A ao posto B, mas a Coelba, sem avisar a ninguém, avançou para o ponto C deixando moradores e turistas do Morro sem conexão”, disse Costa. Para ele, a atitude é mais uma prova do descaso da distribuidora com os provedores de internet. 

No ano passado, a Neoenergia Coelba cortou 200 toneladas de cabos de telecomunicações na Bahia e promete aumentar a fiscalização em 2023.

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