Ponto ISP

TelComp amplia atuação na região Nordeste

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A partir de uma ação em Recife, a Associação Brasileira de operadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) inicia um trabalho para melhorar a prestação dos serviços e criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento das telecomunicações. O primeiro alvo é o tratamento de um tema que será estratégico para a implantação do 5G no país: o compartilhamento dos postes que sustentam redes de fibra óptica, cabos para distribuição de energia elétrica e iluminação, além de antenas de telecom.

A entidade acaba de revisar sua missão institucional, dando foco ainda maior à articulação com agentes regulatórios nacionais e regionais, fortalecendo o apoio às empresas no momento em que se inicia a implantação do 5G no Brasil, o que vai abrir um universo de oportunidades para o crescimento de toda a economia.

PUBLICIDADE

Integrante do Conselho de Administração da TelComp, o empresário Rui Gomes, CEO da Um Telecom e anfitrião desta primeira atividade regional, avalia como extremamente positiva para as empresas de telecomunicações do nordeste esta nova configuração da entidade e sua maior regionalização. “A região Nordeste tem sido uma das que mais cresce no fornecimento de serviços de internet; mas precisamos que nossa representatividade se intensifique para termos uma infraestrutura adequada e um ambiente de desenvolvimento, para oferecermos serviços de internet e telefonia cada vez melhores e mais acessíveis à população”, diz.

Com sua atuação em âmbito nacional agora ampliada, a TelComp terá comitês, especialmente de infraestrutura, que auxiliarão as empresas de telecomunicações associadas em temas como coordenação de obras compartilhadas, relacionamento institucional com prefeituras e governos estaduais, detentores de “direito de passagem” em rodovias e ferrovias, além de distribuidoras de energia elétrica.

“O Nordeste vem se destacando no setor, sendo da região uma das empresas a participar, com êxito, do leilão de frequências do 5G, além de contar com estruturas estratégicas para as telecomunicações de todo o país como o hub de cabos submarinos e o Porto Digital, em Fortaleza, ou o Ponto de Troca de Tráfego em Recife. Além de ter muitos provedores regionais de internet, empresas de telefonia móvel e uma invejável rede de cabos de fibra óptica que conecta todas as cidades do estado, o que mais do que justifica intensificarmos nossa atuação junto aos governos e outras empresas que tenham intersecção com o setor de Telecom”, avalia Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp, que estará em Recife nos dias 23 e 24, para liderar a primeira iniciativa regional dos comitês técnicos da Associação.(Com assessoria de imprensa)

Sair da versão mobile