Ponto ISP

Acesso facilitado a streaming favorece à pirataria

À medida que os mercados de streaming (OTT) e de venda Direct to Consumer (D2C) continuam ganhando impulso e a implantação de serviços de Internet, baseados em fibra, se expandindo em todo o mundo, cria-se um ambiente altamente perturbador e desafiador. Agora, os consumidores obtêm seu conteúdo de uma ampla variedade de fontes, enquanto as negociações para adquirir licenças de conteúdo estão se tornando mais desafiadoras e caras para os provedores, que também enfrentam maior concorrência à medida que novos players entram no mercado.

Um grupo que se beneficia com essa imagem confusa são os piratas, haja vista os consumidores procurarem o conteúdo escolhido a um preço baixo – ou, durante um período de restrição econômica, sem custos. No ambiente tradicional de TV por assinatura, essa ameaça podia ser gerenciada com relativa facilidade, pois as operadoras tinham controle efetivo desde a distribuição ao ponto final – o STB. No entanto, como os provedores de OTT e D2C dependem da Internet aberta e de dispositivos de terceiros frequentemente, essa estrada anteriormente direta entre operador e consumidor agora parece um labirinto com muitos becos sem saída e alçapões. É por esse motivo que é necessário um foco próximo em uma estratégia de proteção de serviço.

PUBLICIDADE

Para novos operadores que iniciam ou fazem a transição para um serviço de streaming OTT, a segurança pode parecer avassaladora. Para alguns, pode parecer que estamos ao pé do Kilimanjaro olhando para o topo glacial aparentemente inacessível e imaginando como eles chegarão lá. Enquanto para outros, a segurança é vista como um problema de conformidade, onde eles podem e tomarão apenas as etapas mínimas necessárias.

No entanto, com grande parte de seu catálogo potencialmente em risco, tanto os novos quanto aqueles que o fazem em prol da conformidade, precisam adotar uma abordagem que mapeie suas necessidades. Para alguns, o melhor método é uma estratégia de proteção de serviço que eles podem aplicar por etapas, enquanto para aqueles que veem a proteção como um problema de conformidade, uma abordagem abrangente que pode oferecer benefícios comerciais mais amplos pode ser o melhor curso de ação.

Independentemente do estágio em que o operador esteja, o primeiro passo lógico é usar um serviço multi-DRM. Eles também precisam aumentar sua proteção para garantir que os negócios atenuem todas as ameaças e, ao fazer isso, criar uma estratégia holística e completa de proteção de serviços. Existem seis elementos fundamentais que os operadores e provedores de serviços exigirão em maior ou menor grau, uma vez que a base multi-DRM esteja instalada, cada uma inter-operável com as outras:

Esses blocos de construção, no formato que melhor se adequar aos provedores de serviços, ajudam a formar um modelo de proteção de streaming ativo e coeso, personalizado para cada serviço, com os dados coletados destacando as ameaças e as oportunidades de criar serviços seguros, aderentes e envolventes com dois efeitos positivos:

Independentemente do tamanho ou do estágio em que estão, os operadores devem agir para proteger seus serviços. Cada fornecedor terá seu próprio conjunto de preocupações, oportunidades e resultados desejados, dependendo de sua própria situação e, portanto, de sua própria estratégia sob medida, com base nesses requisitos. A chave é dar um passo de cada vez, adicionando blocos à medida que a oferta aumenta, para proteger contra cada ameaça e reconhecer as oportunidades de crescimento que ela cria.

Tim Pearson, Senior Director, Product Marketing of NAGRA 

Sair da versão mobile