Até guerra entre Rússia e Ucrânia impacta ações dos ISPs


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Desde a oferta inicial de ações, os ISPs que abriram o capital estão sofrendo recorrentes quedas nos valores de suas ações, como mostra levantamento semanal feito pela IT Investimentos. Na semana passada não foi diferente, os papéis da Desktop haviam caído 4,68%, da Unifique 3,85%, da Brisanet 2,22% e da OI 5,95%.

Isso ocorre principalmente pelas incertezas em que o mercado global está passando, principalmente devido a Guerra entre a Ucrânia e a Rússia, afirma a consultoria. “Além desse conflito armado em que o mundo está passando, vale ressaltar que todos os provedores de internet que abriram capital na bolsa, se desvalorizaram devido a diversos fatores como o surgimento de novas tecnologias, o aumento no preço dos produtos, surgimento do 5G, consolidação do mercado e mudanças constantes de leis e aprovações no setor”, sustenta a IT.

PUBLICIDADE

A Brisanet segue em primeiro, com variação de -75,43% desde seu IPO, em seguida vem a Unifique com -42,79% e a Desktop com -33,19%. A IT Investimentos avalia que o mercado de ISPs está passando por um momento em que provedores médios (acima de 20 mil acessos) são negociados por múltiplos (valor por assinante e múltiplo Ebitda) acima dos valores dos provedores listados em bolsa.

– Acreditamos que é um bom momento para provedores pequenos e médios realizarem a venda de seus negócios: uma vez que os players consolidadores ainda têm recursos que foram captados em sua maioria no ano passado e precisam justificar seu plano de crescimento via aquisição de provedores pequenos e médios”, sugere a análise feita pela consultoria.

Nos últimos anos houve uma grande mudança nos provedores com grandes investimentos em infraestrutura de rede onde a qualidade de suas redes se aproxima cada vez mais dos padrões de rede de grandes operadoras e em governança financeira, fiscal e trabalhista. “Uma forma de capitalizar todo esse investimento seria realizar a venda do seu negócio saindo do risco da mudança de tecnologia e de um mercado cada vez mais competitivo com margens menores”, diz a consultoria.

A IT Investimentos ressalta a necessidade de os provedores avaliarem com cuidado e com profissionais experientes as opções de venda do seu negócio para que não percam tempo e recursos no processo de negociação.(Com assessoria de imprensa)

Previous Marcus Vinicius Arrais é designado ao Conselho Consultivo
Next ConnectoWay lança solução de nuvem voltada para ISPs

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.