Controle pelo olhar: a tecnologia a serviço da saúde


A Microsoft investe em soluções para driblar dificuldades de comunicação. Como é o caso do Tobii Dynavox PCEYe Mini, que mudou a vida de Dorivaldo Fracaroli. Diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) em 2009, Dorivaldo conseguiu recuperar o poder se comunicar com familiares, amigos e o com o mundo, através da tecnologia.

Tobii Dynavox PCEYe Mini, rastreador ocular que se conecta a um PC ou tablet com Windows, permitiu que ele utilizasse os olhos como se fosse um mouse ou teclado. Basta olhar para a tela do computador e controlar o cursor do mouse com o movimento dos olhos.

Antes do equipamento, Dorivaldo tinha o auxílio de uma tabela de papel para se comunicar. “Eu precisava piscar letra por letra até formar uma palavra e depois uma frase. Nesse meio tempo, a pessoa que anotava às vezes se perdia ou eu sinalizava a letra incorreta e tinha de começar a frase outra vez. Para conseguir algumas frases, eu ficava horas piscando. Era exaustivo.

PUBLICIDADE  

Mesmo com todo empenho, entre o início dos registros e a publicação do livro, levamos aproximadamente três anos”, conta, agora, piscando para um aplicativo de mensagens instantâneas que roda no Windows 10. O treino constante trouxe a habilidade: “Hoje, com meu equipamento, consigo escrever uma página em horas”, afirma.

Confira a história completa no News Center.(Com assessoria de imprensa)

Previous Pagamentos de impostos poderão ser feitos em bancos digitais
Next Unifique oferece ramais ilimitados a empresas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *