CPQD lança identidade digital descentralizada


Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O CPQD está lançando uma solução de identidade digital descentralizada, baseada em tecnologia blockchain, desenvolvida com o objetivo de dar mais segurança à autenticação de pessoas, empresas e também de coisas. Batizada de CPQD iD, a solução é fornecida no modelo de plataforma de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), o que torna o seu uso acessível a empresas de qualquer porte ou segmento de mercado.

“O mercado do CPQD iD é bastante amplo: vai desde startups interessadas em uma solução de autenticação robusta, segura e escalável até grandes corporações com capacidade de formar ecossistemas com outras empresas em torno de novos modelos de negócio”, afirma Érico Paz, responsável pelo marketing de produto de soluções Blockchain do CPQD. “Trata-se de uma solução aberta e flexível, em que o usuário tem a posse dos seus dados, que podem ser compartilhados de forma segura e com elevado nível de privacidade”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, explica que a plataforma CPQD iD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada para pessoas, organizações, ativos e coisas. “O objetivo é proporcionar uma identidade reutilizável, segura, sem senhas e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, enfatiza Marino.

Entre os recursos do CPQD iD, destacam-se a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços de empresas ou entidades distintas, a autenticação segura e sem senhas, a carteira digital para dispositivos móveis e a interoperabilidade com sistemas existentes – o que torna possível a utilização dessa identidade por grande parte dos sistemas digitais. “A credencial fica sob o controle do usuário, na carteira digital, e pode ser usada para acessar portais corporativos ou fazer transações em marketplaces, por exemplo. A autenticação da credencial é feita por meio de verificação criptográfica e blockchain”, explica Érico Paz.

Premiado pelo Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2021 como uma das soluções mais inovadoras na categoria Fornecedores de Software e Serviços, o CPQD iD já conquistou seu primeiro cliente: a agência Nota Registrada, fintech que oferece a empresas de vários segmentos, em especial do mercado financeiro, uma plataforma moderna e robusta para gestão de recebíveis, validação de lastros, registros de títulos, pagamentos e cobrança, entre outros.(Com assessoria de imprensa)

Previous IPv7 adquire divisão de NOC/NIS da Matrix do Brasil
Next Finep seleciona Interjato para pesquisa e inovação em agricultura

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.