O Facebook anunciou, nesta segunda-feira, 10, que apoiará mais de 1.200 pequenas e médias empresas no Brasil, com R$14 milhões em doações, como parte do programa Global Grants anunciado no início deste ano. Proprietários de pequenas e médias empresas podem solicitar as doações no site fb.me/apoiofacebook

Segundo a rede social, as pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia, pois respondem por 52% dos empregos formais e 40% dos salários pagos no Brasil, segundo o Sebrae. “Mas a crise está colocando imensa pressão nelas. Segundo nosso recente relatório Global State of Small Business, 52% das pequenas empresas no Brasil que operam no Facebook dizem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses”, destaca o diretor-geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister.

Para se qualificar para as doações, as empresas devem atender a alguns critérios, como estar no mercado há pelo menos um ano; empregar de 2 e até 50 pessoas e ter um endereço comercial nas áreas metropolitanas de São Paulo ou Brasília. Os requisitos completos de elegibilidade podem ser encontrados no site do programa.

PUBLICIDADE  

Compromisso

As doações fazem parte de uma iniciativa de US$ 100 milhões para apoiar 30.000 pequenas empresas em todo o mundo. Nos últimos meses, foram criadas várias iniciativas, como a Central de Recursos para Empresas, com cursos e treinamentos gratuitos para ajudar os proprietários de negócios a manterem seus negócios em atividade; o lançamento da primeira edição totalmente online do Impulsione com Facebook; anúncio das Lojas do Facebook para facilitar a criação de uma única loja online no Facebook e no Instagram, além dos vale-presentes digitais da rede social.

“Continuamos atentos às necessidades da comunidade e das pequenas empresas para desenvolver ferramentas que ajudem a estarem mais próximas do que é importante para elas”, afirma Leister. Ele incentiva as pessoas a acessarem o site Facebook.com/resource para saber mais sobre os recursos e programas que o aplicativo tem de disponíveis para apoiar pequenas empresas.(Com assessoria de imprensa)