FonNet deixa de atuar só como distribuidora e passa a integrar soluções de rede


Crédito: Freepik

A FonNet Networks anunciou um novo posicionamento no mercado de telecomunicações, com foco na atuação como integradora de soluções e não mais apenas como distribuidora de transceivers ópticos. O movimento busca responder à desaceleração do mercado de fibra até a casa (FTTH) no Brasil e à consolidação entre provedores regionais de internet.

Publicidade

Segundo Arthur Filgueira, CEO da FonNet, a empresa vai ampliar o portfólio com soluções como roteadores Wi-Fi corporativos, infraestrutura óptica para data centers, sistemas de energia para redes FTTH e serviços de instalação e gerenciamento de rede. A estratégia inclui parcerias com as marcas Juniper, Ciena, Dahua e Marsriva.

A decisão ocorre após a reorganização societária da empresa, iniciada com a venda da norte-americana Precision — ex-controladora da FonNet — para a Belden em 2024. Desde então, a operação brasileira passou a atuar de forma independente, com direito de uso da marca em modelo de franquia.

A FonNet projeta crescer 20% ainda em 2025 com a oferta das novas soluções. A expectativa é alcançar taxas de expansão de 30% ao ano a partir de 2026, quando todas as certificações e capacitações da equipe estiverem concluídas.

De acordo com Márcio Cachapuz, diretor de mercado da FonNet, a estagnação do crescimento orgânico da base de clientes de FTTH foi decisiva para o reposicionamento. “Temos cidades pequenas com dez provedores disputando o mesmo cliente. Isso levou o FTTH a andar de lado”, afirmou. Ele aponta também a pressão sobre margens e a redução no número de clientes rentáveis como fatores que levaram à busca por novos nichos de atuação.

Além de expandir sua atuação para o mercado corporativo, com participação em projetos integrados e licitações públicas, a empresa também planeja iniciar um processo de internacionalização. A primeira etapa será a abertura de operação na Colômbia, com foco inicial na oferta de transceivers.

O novo modelo busca diversificar a base de receitas da FonNet, que vê no serviço de integração e na atuação direta junto a grandes contas uma oportunidade de manter crescimento sustentável mesmo diante da maturidade do mercado de fibra óptica no Brasil.

Previous Integração de redes da Alloha Fibra entra em nova fase
This is the most recent story.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *