Leilão 5G: Escolhas de cidades dos compromissos será terça-feira, 9


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A partir das 9 horas de terça-feira, 9, a sessão do leilão do 5G vai ser reaberta na Anatel para a escolhas das cidades, que serão atendidas com as obrigações de cobertura. Terão prioridade de escolha as operadoras que desembolsaram globalmente maiores recursos, porém cada rodada prevê um percentual pequeno de opções, o que deve render várias etapas.

Por essa razão, o presidente da Comissão Especial de Licitação (Cel), Abraão Balbino, recomendou uma coordenação anterior das empresas, para evitar dificuldades de cobertura. Ele aconselhou que as empresas levassem engenheiros responsáveis por redes para facilitar esse trabalho.

A escolha vale apenas para as operadoras que arremataram lotes das frequências de 3,5 GHz e 2,3 GHz, que têm como obrigações levar a rede 5G para municípios e backhaul para cidades onde não dispõem dessa infraestrutura.

Ou levar rede 4G para os municípios ainda não contemplados com essa tecnologia móvel. No caso dos lotes regionais da 3,5 GHz, a obrigação é atender com a quinta geração cidades com menos de 30 mil habitantes.

A lista de cidades já foi definida pela Anatel.

Sobre as assinaturas dos termos, Balbino acredita que ainda será este ano, no mês de dezembro. Mas depende da agenda do presidente Jair Bolsonaro, que quer acompanhar a solenidade.

Previous Leilão do 5G arrecada R$ 47,2 bi, valor abaixo do projetado
Next Unifique vai lançar debêntures para construir rede de 5G

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *