Mulheres começam a se destacar no mercado de ISP


Em um ambiente predominantemente masculino, as mulheres começam a se destacar na gestão de provedores regionais. É o que afirma Marina Carvalho, do ISP AXNet e diretora da Associação Brasileira de Provedores Regionais e Internet (Abrint). “É preciso trazer mais mulheres para o ambiente de discussão de networks”, defende.

Em 2016, durante o evento nacional da Abrint, Marina realizou a primeira reunião de mulheres que atuam nesse mercado. Em 2017, foi lançada a Câmara Abrint Mulher também no evento da associação, mas com uma programação específica. O mesmo aconteceu no ano passado e deve se repetir no evento deste ano, marcado para 5 de junho.

Segundo Marina, muitas mulheres fazem parte dos quadros societários dos ISPs, mas poucas atuam nas empresas. Essa baixa participação é refletida, por exemplo, na diretoria da associação: são 20 dirigentes masculinos e apenas três mulheres.

PUBLICIDADE  

“É importante que as mulheres troquem experiências sobre as melhores práticas de gestão, experiência com os usuários e gestão de pessoas”, disse Marina. Segundo ela, as mulheres têm muito a colaborar no aprimoramento das empresas.

Entraves

Marina está à frente da AXNet desde 2007, quando a empresa foi comprada da Fundação Educacional da cidade de Machado, localizado no sul de Minas Gerais. Desde então, ela vem batalhando nesse mercado sem encontrar preconceito de seus pares, fornecedores e usuários.

“A dificuldade que encontro, às vezes, é com os funcionários da empresa, quando percebem que não domino as questões tecnológicas, mas isso é rapidamente superada”, afirma.

A AXNet começou a trabalhar com fibra óptíca no ano passado e tem mais de dois mil assinantes. A empresa, fundada em 1998, concorre com mais sete provedores regionais em um município que tem cerca de 47 mil habitantes.

Previous Embratel vai ampliar rede WiFi em Pernambuco
Next Eduardo Neger assume presidência da Abranet até 2020

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *