Ponto ISP

Novo crédito para pequenos depende de Medida Provisória

O assessor  do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos previu hoje, 19, que a Caixa Econômica Federal é que “vai ter que matar no peito” e puxar a contratação de empréstimos do novo programa de crédito para micro e pequenas empresas, o Pronampe, criado por lei publicada também hoje.

PUBLICIDADE

Na avaliação dele, a atuação da Caixa será necessária  pelo fato de que “ os bancos estão reticentes porque eles não conhecem este universo [das micro e pequenas empresas”. Disse que “banco não gosta de pobre. Gosta de operar com rico, que dá garantia real”.

Ainda assim, o também ex-presidente do Sebrae projetou que todos os bancos privados e públicos vão entrar na rede do Pronampe por causa do baixo risco das operações. Dos recursos contratados, até 85% ficará a cargo do valor pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO-BB), com o aporte de R$ 15,9 bilhões da União.

Para o assessor, o programa deve começar a funcionar ainda nesta semana após a edição de medida provisória para provisionar os recursos da União e da regulamentação do fundo garantidor com as regras previstas no programa.

Maquininhas de crédito

Afif ressaltou que a Caixa vai fazer parceria  com as empresas das maquininhas de crédito para ampliar e facilitar a oferta do programa. “Porque a maquininha chega a esse mundo. Uma grande parte desse povo usa a maquininha e ela vai poder trabalhar em parceria para poder dar garantia de recebíveis”, justificou.

Explicou que o governo não quer fazer uma operação a fundo perdido, mas para a liquidação de dívidas de crédito. “Com a economia rodando, o pessoal vai ser extremamente pontual e ninguém quer ficar com o nome sujo na praça”, avaliou.  

(Abnor Gondim, do Tele.Síntese)

 

Sair da versão mobile