RNP abre chamada para financiar grupos de inovação em tecnologia educacional


Giga+ vai emitir debêntures para financiar modernização da rede óptica
Giga+ Fibra emite R$ 250 milhões em debêntures para modernização de rede óptica | Foto: Freepik

Giga+ vai emitir debêntures para financiar modernização da rede óptica

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu as inscrições para a edição de 2026 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Serviços Avançados. A chamada busca formar grupos de trabalho para desenvolver soluções tecnológicas aplicadas à educação. Cada grupo selecionado poderá receber investimento de até R$ 300 mil para criar um produto minimamente viável. As inscrições ficam abertas até 2 de fevereiro de 2026.

Criado em 2002, o programa da RNP tem como objetivo estruturar serviços e tecnologias que possam integrar o Sistema RNP, conjunto que conecta universidades, institutos e centros de pesquisa. Nesta edição, o foco está na criação de soluções para desafios considerados prioritários na área educacional, alinhados ao Plano Nacional de Educação e à Política Nacional de Educação Digital.

As propostas devem abordar temas como permanência estudantil, integração entre ambientes físico e digital, interoperabilidade de processos acadêmicos, formação em competências digitais, inclusão, acessibilidade e ações de extensão. O edital exige que cada grupo seja liderado por pesquisador vinculado a instituição de ensino ou pesquisa, pública ou privada. Startups podem participar como parceiras.

Segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado, a iniciativa busca mobilizar a comunidade de tecnologia para problemas já identificados. “Nesta nova edição do programa estamos lançando desafios voltados para a educação e contamos com a colaboração da comunidade de TICs com o envio de propostas inovadoras para resolver dores conhecidas. Essas contribuições irão ajudar a construirmos um Sistema RNP que viabilize a transformação digital na educação”, afirmou.

As propostas deverão seguir o modelo disponibilizado no site da RNP, com informações sobre equipe, parceiros, tema escolhido, escopo e previsão do uso dos recursos. A avaliação será feita pela RNP em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação, o Laboratório Nacional de Redes de Computadores e a Anprotec. Os critérios incluem solidez técnica, potencial de inovação e capacidade de evolução para serviço ou solução aplicável às instituições conectadas.

Dois webinares para esclarecimento de dúvidas estão previstos para 15 de dezembro de 2025 e 15 de janeiro de 2026. Os resultados devem ser divulgados a partir de 16 de abril de 2026. Os grupos selecionados terão 12 meses para desenvolver seus projetos, com início dos trabalhos em 1º de julho de 2026.

Previous Weclix inicia operação de telefonia móvel com serviço 5G
Next Painéis de led podem ser nova frente de negócios para ISPs, segundo WDC e Conecta Fibra

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *