Roteadores W-Fi 6 da Huawei são líderes de venda e inovam com tecnologia de conectividade de ponta


roteadores Huawei conectividade

Com o aumento gradativo e inevitável da dependência da internet para tarefas rotineiras, como estudo, trabalho, entretenimento, etc, a necessidade de roteadores potentes fica evidente. Nesse contexto, a Huawei, líder global em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, se destaca como fornecedora de redes de telecomunicações de alta qualidade e de roteadores Wi-Fi 6 de última geração.

Publicidade

Focando no desenvolvimento de soluções para elevar a qualidade de vida das pessoas, a multinacional é a quarta empresa que mais investe em P&D no mundo, segundo o EU Joint Research Center.

Como resultado, a Huawei oferece aparelhos que maximizam o plano de banda larga, fornecendo redes de alta velocidade, estáveis e seguras, ao mesmo tempo em que contam com diversas soluções tecnológicas como o HarmonyOS Mesh+, HiConfig, aplicativo de suporte, entre outros recursos que simplificam as operações dos provedores de serviços de internet (ISPs) e aumentam a satisfação dos usuários com o serviço contratado.

Outro ponto importante é que a marca trabalha apenas com roteadores Wi-Fi 6, que fornecem uma conexão à internet mais estável, maior velocidade e área de cobertura, melhor capacidade para suportar e gerenciar grande número de dispositivos conectados, etc.

Tudo isso é fruto de décadas de investimentos em tecnologia, em especial para o setor de telecomunicações.

Roteadores de última geração

O portfólio de roteadores da Huawei inclui modelos para todos os públicos. Desde os que necessitam de conexão para atividades mais simples, como navegar na internet e acessar redes sociais, até aplicações que exigem mais da rede, como games online, streaming ao vivo em alta resolução e downloads de arquivos massivos.

O HUAWEI WiFi AX3 Pro, por exemplo, trabalha com largura de banda de 160 MHz e fornece velocidade três vezes superior à do Wi-Fi 5. O equipamento ainda foi projetado para distribuir, de forma inteligente, a capacidade máxima de 3.000 Mbps (2.402 Mbps na frequência de 5 GHz e 574 Mbps na de 2,4 GHz), conforme a demanda de cada dispositivo conectado. Sua tecnologia proporciona mais fluidez para assistir streaming em resolução 4K, jogar online e navegar na internet com qualidade.

Também com velocidade de até 3.000 Mbps, o HUAWEI WiFi Mesh 3 é ideal para casas grandes. O aparelho propaga o sinal por uma área de 200 m². Com três unidades pareadas, a rede mesh alcance 600 m². O equipamento ainda se destaca por fornecer uma conexão forte e estável e suportar até 250 dispositivos conectados à rede, por unidade.

Mais poderoso ainda é o HUAWEI WiFi Mesh 7, roteador que entrega velocidades de até 6.600 Mbps e opera em banda tripla: 2,4 GHz (574 Mbps), banda baixa de 5 GHz (1.201 Mbps) e banda alta de 5 GHz (4.804 Mbps). Com suporte a 250 conexões simultâneas, o equipamento expande o sinal por uma área de 300 m². Dessa forma, com três unidades, é possível criar uma rede mesh de 900 m².

Além disso, esses equipamentos trazem soluções de fácil configuração que facilitam a gestão de ISPs e extendem o sinal com os recursos HarmonyOS Mesh + e HiConfig. O recurso HarmonyOS Mesh+ permite parear, com poucos comandos, diversos roteadores da marca para criar uma rede única, ampliando a área de cobertura do Wi-Fi na casa do cliente. O algoritmo também entende e conecta, em tempo real, os dispositivos com o melhor sinal de Wi-Fi para cada demanda, reduzindo a oscilação de sinal enquanto o usuário se movimenta pelo ambiente.

O HiConfig, em linhas gerais, possibilita que o ISP configure diversas unidades de uma vez, reduzindo consideravelmente o trabalho técnico. Na prática, após o ISP definir um padrão de configuração, basta replicá-lo para vários equipamentos por meio da plataforma da Huawei.

Enquanto que, no âmbito da segurança das redes, os aparelhos contam com a solução HUAWEI HomeSec, um conjunto de tecnologias para proteger o usuário contra ataques, invasões e roubos de dados.

A praticidade é outra característica dos roteadores Wi-Fi 6 da marca. Os equipamentos acompanham portas Gigabit Ethernet WAN/LAN autoadaptáveis. Isso significa que o cabo de banda larga pode ser conectado em qualquer entrada, já que o aparelho distingue automaticamente a tecnologia utilizada.

Do ponto de vista de conexão, alguns modelos são equipados com NFC. Desse modo, para conectar um smartphone à rede, é só aproximá-lo da área de detecção do roteador – neste caso, o celular também precisa ser compatível com a solução NFC.

Gestão na palma da mão

Outro benefício disponibilizado pela Huawei é a possibilidade de o usuário gerenciar alguns aspectos da rede por conta própria, de forma simplificada. O aplicativo HUAWEI AI Life permite que o cliente visualize o tráfego de dados e a área de cobertura do sinal. Com a ferramenta, também é possível definir limites de velocidade, habilitar a conexão de visitas, criar um mapa do ambiente para entender o alcance de cada unidade conectada e estabelecer o tempo de uso do Wi-Fi.

O aplicativo ainda inclui um robusto sistema de controle parental. Sendo assim, é possível pausar a conectividade nos dispositivos dos filhos e bloquear sites inadequados para menores de idade.

Além disso, em caso de problemas na rede, o app indica o modo como o usuário pode solucionar a oscilação de conectividade, reduzindo a demanda técnica do provedor de internet.

Wi-Fi 6

No caso do Wi-Fi 6, a Huawei liderou as definições técnicas da tecnologia. A empresa apresentou aproximadamente 240 propostas detalhadas para formatar a versão mais moderna da rede sem fio, além de ter ocupado posições estratégicas no grupo de padronização da tecnologia. Inclusive, a empresa testa mais de 1 milhão de roteadores todos os meses em seus laboratórios em Wuhan, na China, onde os equipamentos são submetidos a procedimentos rigorosos para avaliar o desempenho e a confiabilidade de suas operações.

Além de ser a quarta empresa que mais investe em P&D no mundo, como mencionado, a Huawei ocupa o primeiro lugar no registro de patentes, de acordo com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), com mais de 120 mil patentes registradas. Também já foi apontada como a oitava empresa mais inovadora do mundo, pelo Boston Consulting Group, e uma das 100 marcas mais valiosas do planeta, pela Forbes.

No Brasil, a Huawei iniciou as atividades em 1998, junto da privatização do sistema Telebrás. A empresa se tornou uma forte parceira das operadoras de telecomunicações e provedores de internet na construção das redes pelo País. Até 2023, a marca contava com 2,5 mil equipamentos certificados no Brasil. Os investimentos destinados a P&D no país passam de R$ 250 milhões.

Trajetória de sucesso

Fundada em 1987, a Huawei, desde os seus primeiros anos, busca estar entre as companhias de referência em tecnologia para telecomunicações. Inicialmente, obteve sucesso em iniciativas voltadas ao ambiente rural. Em seguida, investiu em mercados internacionais que careciam de infraestruturas de qualidade. A empresa, inclusive, aproveitou o período de privatização do setor em diversos países, como o Brasil, para se estabelecer como parceira nos processos de expansão das redes de telefonia e banda larga.

Ainda na década de 1990, a companhia tomou a decisão de realizar grandes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que permitiu que a empresa ampliasse, com o passar dos anos, a sua participação no mercado de soluções para telecom. Em 2012, vale lembrar, a Huawei se tornou a maior fornecedora de equipamentos de telecomunicações do mundo – título que mantém até hoje.

A companhia tem como prioridade a parceria com operadoras de telecomunicações de todo o globo, buscando a padronização das melhores tecnologias para atender aos prestadores de serviço e, também, responder às demandas específicas de cada país.

A Huawei, por exemplo, participou do desenvolvimento das diversas gerações da telefonia móvel e redes sem fio, destacando-se ainda mais nas tecnologias 5G e Wi-Fi 6. A empresa investiu US$ 4 bilhões em soluções de quinta geração móvel, sendo protagonista dessas redes em diversos lugares do mundo.

Saiba mais sobre os roteadores Wi-Fi 6 da Huawei no site da marca.

 

 

Previous Alloha Fibra se torna signatária do pacto global da ONU no Brasil
Next Mega contrata Marcos Bedani como Diretor de Desenvolvimento de Negócios