Ponto ISP

Seu celular escuta o que você fala? Descubra e proteja-se de ameaças

Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

Por Laura Tyrell*   

Você já notou que muitas vezes comenta com familiares ou colegas de trabalho sobre determinado produto ou marca, e pouco tempo depois entra nas suas redes sociais e aparece conteúdo patrocinado daquela empresa? Seria isso mera coincidência, ou nossos celulares são capazes de ouvir o que falamos?  

PUBLICIDADE

Essas suspeitas são verdadeiras. Assistentes virtuais como Siri, Google Assistente ou Alexa nos ouvem o tempo todo. Isso acontece porque esses gadgets precisam escutar constantemente para ativar os comandos de voz e ajudar os usuários. No entanto, algumas coisas que as pessoas dizem estão sendo registradas para benefício próprio das empresas, como para a melhoria da qualidade do serviço ou para fins de marketing – algo semelhante ao pesquisar informações nos buscadores. Se estiver procurando concessionárias de automóveis em sua cidade, anúncios relacionados começarão a perseguir você pela internet. De certa forma, um assistente virtual é apenas mais um mecanismo de busca.   

A boa notícia é: você pode verificar se seu celular está ouvindo suas falas, basta montar uma ‘armadilha’.   

Depois de montar a armadilha, observe se algum novo anúncio começou a ter você como alvo nas redes sociais ou em outros canais digitais. Se sim, seu telefone provavelmente está ajudando esses anúncios a chegarem até você.  

A questão é: ouvir os usuários é legal? Ao utilizar um assistente virtual, concordamos com os termos e condições do provedor de serviços. Uma vez que eles têm o nosso consentimento, torna-se legal o acompanhamento das conversas com o Google Assistente, Siri, Alexa e outros para fins de marketing.  

Isso só se torna ilegal se um aplicativo estiver espionando você sem o seu consentimento. Por isso que é essencial revisar as permissões que está concedendo a serviços específicos e aprender sobre as maneiras como seu telefone está rastreando você.  

Reveja as permissões do seu aplicativo e mantenha sua privacidade. Vá até as configurações do smartphone e certifique-se de que os apps possam acessar apenas os recursos necessários para que façam seu trabalho – alguns deles podem querer acessar seu microfone sem nenhum motivo. Isso pode permitir que agentes mal-intencionados espionem você em segundo plano ou coletem dados de segmentação para anúncios quando você não quer ninguém escutando. Instale uma VPN (existem opções gratuitas) em seu smartphone e aprimore sua privacidade. Uma rede virtual privada mascara o endereço IP e criptografa o tráfego, melhorando assim sua privacidade.  

Limpe suas atividades de vez em quando e desligue a função de gravação de áudio. A Apple, o Google e outros provedores de serviço permitem a exclusão do histórico. Escolha cuidadosamente as informações que você fornecerá ao seu telefone em geral, e lembre-se de não compartilhar muita informação com o seu celular. Quanto menos ele souber, melhor.   


* Laura Tyrell é chefe de RP da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) – e-mail: nordsec@nbpress.com   

Sair da versão mobile