Cinco dicas para ter mais privacidade no Windows 10


Por Mauro Vicente* 

Deseja controlar quais dados do usuário o Windows 10 pode coletar? Se sim, você deve tomar algumas decisões online importantes. Aqui estão 5 dicas sobre como proteger sua privacidade. 

PUBLICIDADE

Por padrão, o Windows 10 coleta uma grande quantidade de dados. É fato que os usuários podem tomar várias medidas para evitar isso. Na verdade, o Windows 10 oferece mais opções de segurança do que qualquer versão anterior do Windows, mas as opções são tantas que a maioria dos usuários nem conhece todas elas.  

As permissões podem ser personalizadas para diversas áreas, como câmera, reconhecimento de voz, notificações, diagnósticos, contatos, informações da conta e muito mais. Por um lado, isso é bom diante da variedade de opções, mas por outro lado também é confuso. Isto porque com uma ampla gama de possibilidades, é difícil distinguir e encontrar as configurações de privacidade que, de fato, são importantes. 

Aqui estão cinco dicas sobre como interromper o fornecimento desnecessário de dados: 

  1. Controle os dados que a Microsoft coleta. Por padrão, o Windows 10 coleta dados de diagnósticos específicos de nossos PCs e os envia para a Microsoft. No menu “Iniciar-Configurações-Privacidade-Comentários“, você pode visualizar e ajustar as configurações. No entanto, lembre-se de que a Microsoft usa esses dados para manter o seu PC atualizado e ajudá-lo a solucionar problemas.
  2. Desative experiências personalizadas. Também em feedback e diagnóstico, desmarque “Permitir que a Microsoft use os seus dados de diagnóstico, para fornecer a você uma experiência de usuário mais personalizada com dicas e recomendações relevantes”.
  3. Permaneça anônimo. Em “Configurações – Privacidade – Informações da Conta”, desative a opção “Permitir que os aplicativos acessem meu nome, imagem e outras informações da conta”.
  4. Evite rastreamento de publicidade. Na guia “Geral“, desmarque a opção “Permitir que aplicativos usem o identificador de publicidade, para mostrar anúncios interessantes com base no uso do aplicativo”.
  5. Use um software anti-rastreamento. Deixe que os profissionais ocultem sua presença online e mantenham os anunciantes longe de você. Com um software anti-rastreamento, você pode controlar facilmente a maioria das configurações de privacidade da Microsoft. 

Embora as configurações de privacidade do Windows 10 possam ser confusas no início, vale a pena avaliá-las mais de perto. Na vida digital também devemos aproveitar ao máximo as nossas oportunidades para nos proteger. 


*Gerente Regional de Vendas para Latam da Avast Business 

 

Previous MOB Telecom fechará junho com 200 mil clientes com 100% de crescimento
Next Produtor rural busca por inovação e conectividade

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *