Solução viabiliza operação para ISPs que adquiriam sobras no leilão da Anatel


Empresas ou pessoas físicas que adquiriram as sobras de frequências no leilão da Anatel, no final de 2015, para operação de rede de acesso à internet utilizando o sistema 4G/LTE no Brasil, podem começar a operar sua licença por meio de um sistema 4G/LTE, já funcionando no laboratório da VoIPConsult, em São Paulo. A solução, de core economicamente viável e flexível, é composta ainda por Small Cell eNodeB 4G/LTE, CPEs 4G/LTE e um EPC (Evolved Packet Core) reduzido, contendo funções de OSS/BSS e serviços de valor agregado.

A plataforma da empresa belga World Telecom Labs (WTL), trazida ao Brasil pela VoIPConsult, não diz respeito apenas ao sistema 4G/LTE de forma isolada, uma vez que a solução se integra via servidores de controle (EPC) e da aplicação Vivada  , solução de OSS/BSS e serviços de valor agregado, aplicações de VoIP, WiFi, Billing, 4G/LTE como Backhaul de WiFi, transferência de valores entre outras soluções. Isso quer dizer que, além de uma plataforma tecnicamente completa do ponto de vista de regulação e normas do 3GPP, o sistema oferece condições do pequeno operador de prover serviços de valor agregado e rentabilizar a sua nova rede, reduzindo o tempo de retorno do investimento (ROI).

Outro diferencial da solução do core EPC, de acordo com a fabricante, é que pode tanto ser próprio, como compartilhado por diversos provedores, viabilizando financeiramente o negócio de parceiros e clientes. Beneficiam-se dessa versatilidade as operadoras ISPs e os pequenos provedores de acesso e comunicação que adquiriram frequências para fornecer Serviços de Comunicação Multimídia (SMC) e Serviço de Comunicação Pessoal (SMP) nas faixas de 1,8GHz, 1,9GHz e 2,5GHZ.

PUBLICIDADE  

Marco Nogueira, sócio fundador da empresa, comenta que “O laboratório de testes implantado pela VoIPConsult em sua sede, na cidade de São Paulo, é uma excelente oportunidade para que ISPs e pequenos provedores de acesso tenham seu primeiro contato com a tecnologia 4G/LTE e possam testá-la a fim de confirmar os benefícios da solução”. Segundo Emerson Bazilio, consultor da área de telecomunicações e gerente do laboratório de testes para 4G da VoIPConsult, “este laboratório permitirá demonstrar ao ISP ou ao provedor a facilidade de instalação, configuração e operação dos equipamentos, bem como mostrar a eles a capacidade de comunicação, além das aplicações disponíveis para comercialização. Trata-se de uma prova de conceito (POC), onde o próprio ISP ou provedor poderá fazer teste de interoperabilidade, avaliar o desempenho e a performance da rede em tempo real e até mesmo homologar o sistema”.

Ainda segundo Bazilio, os testes foram excepcionais tanto na parte de estabilidade do sistema quanto em relação a velocidade e throughput do rádio. “O sistema performou 100 Mbps (cem megabits por segundo) @20MHz de banda, validando aquilo que esperávamos para o sistema”. Ao público interessado, a VoIPConsult informa que abrirá as portas do seu laboratório em janeiro de 2018. Assim, clientes poderão agendar pelo telefone ou e-mail uma visita e aproveitar para tirar todas as dúvidas a respeito da tecnologia.

Previous Redex Telecom amplia parcerias no Centro Oeste
Next Skynet aposta no lançamento de 100, 200 e 300 Mbps

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *