Trópico lança plataforma de SMS made in Brazil


A Trópico está lançando uma plataforma de SMS (Short Message Service) totalmente desenvolvida no Brasil para atender às necessidades de envio e recebimento de mensagens curtas em redes móveis 4G, 5G e gerações futuras. Com a nova solução da Trópico, as operadoras móveis poderão continuar oferecendo o serviço SMS aos seus clientes mesmo com a evolução da tecnologia – e o desligamento de gerações mais antigas de redes.
“A Plataforma SMS da Trópico utiliza os mais recentes protocolos adotados em redes 4G e 5G, como o SIP (Session Initiation Protocol) e Diameter”, explica Marcelo Rigon, gerente de negócios da empresa. Além dos protocolos de comunicação SIP (para sinalização com o core IMS) e Diameter (para acesso aos dados dos assinantes no servidor), a plataforma utiliza também o protocolo SMPP (Short Message Peer-to-Peer Protocol), para conexões com outras plataformas de SMS – chamadas de brokers.

PUBLICIDADE

 

Samuel Lauretti, diretor comercial da Trópico, ressalta que o SMS ainda é bastante utilizado em várias aplicações – por exemplo, como ferramenta de marketing de empresas e como ferramenta de segurança do sistema bancário, que usa esse recurso para enviar notificações aos clientes sobre transações efetuadas com cartões de crédito e débito, ou transferências via Pix, entre outras. “Para atender essas aplicações, desenvolvemos uma solução com tecnologia 100% brasileira voltada às novas gerações de redes móveis”, afirma.

 

A Plataforma SMS da Trópico já está sendo implantada na rede de algumas operadoras móveis. É o caso da Brisanet, provedor de serviços de internet que está entrando no segmento de telefonia móvel com a implantação de uma rede 5G no Nordeste brasileiro. Segundo Neylon Estevam, gerente de 5G/ LTE (Long-Term Evolution) da Brisanet, o uso da plataforma de SMS da Trópico contribuiu para a implantação da rede de telefonia móvel nas cidades em que a empresa adquiriu a faixa de frequência no leilão 5G da Anatel.

Previous Livia: As vantagens do pagamento recorrente
Next Desktop pensa em expansão fora de SP por meio de aquisições

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *