TurboNet Fibras quer deixar comunidades rurais mais conectadas


Turbonet quer deixar comunidades rurais mais conectadas
A Turbonet quer, através da fibra óptica, melhorar a conectividade de comunidades rurais | Foto: jcomp/Freepik
Turbonet quer deixar comunidades rurais mais conectadas
A TurboNet Fibras quer melhorar a conectividade de comunidades rurais | Foto: jcomp/Freepik

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) premiou os provedores regionais de internet que se destacaram como “Melhores do Ano” no Prêmio Abrint/Teleco 2024. A cerimônia de condecoração e premiação aconteceu ontem durante o Encontro Nacional Abrint 2024. A Turbonet Fibra ficou na primeira colocação na categoria de provedores de 1.001 a 2.500 acessos.

Em entrevista ao Tele.Síntese e PontoISP, Wellington Castro, diretor comercial e de Operações da TurboNet Fibras, afirmou que a empresa sente a necessidade de atender à comunidade rural e tem como objetivo levar melhor conectividade para essas regiões.

Publicidade

Visão de mercado

O mercado de Provedores de Serviços de Internet (ISPs) no Brasil está em uma fase de transformação intensa. A facilidade de entrada no setor e os custos operacionais relativamente acessíveis incentivaram o surgimento de novos provedores, aumentando a competitividade.

No entanto, o cenário também é marcado por desafios. Como o aumento nos custos de infraestrutura e a necessidade de oferecer serviços de alta qualidade para se destacar. Para Wellington Castro, “alguns provedores oferecerem preços abaixo do mercado, sem se preocupar com qualidade ao cliente”.

Apesar do ambiente desafiador, opções como a Starlink, satélites de comunicação desenvolvidos e lançados pela SpaceX não são vistas como ameaças diretas. A empresa acredita que o foco deve estar na qualidade do serviço e na expansão estratégica para áreas desatendidas pelas grandes operadoras.

Expansão

O ISP está focado em ampliar sua atuação através de parcerias estratégicas. É o caso da operação com a Tá Telecom, uma MVNO formada por mais de 70 ISPs regionais, que oferece telefonia móvel.

Para aumentar sua base de clientes, a empresa optou por levar melhor conectividade para as comunidades rurais. “Como estamos em uma cidade do interior de Minas Gerais,  optamos por levar internet de qualidade a essas localidades, onde as grandes operadoras não se preocupam em investir”, afirmou Castro. Esse movimento estratégico não apenas preenche uma lacuna no mercado, mas também fortalece a posição da empresa como provedora de confiança em localidades onde a demanda por conectividade está crescendo.

Além de aumentar base de clientes expandido os negócios para áreas ruais, a empresa também tem como objetivo a expansão da rede de fibra óptica . Atualmente, a Turbonet atende oito municípios em Minas Gerais. São 2.781 acessos de banda larga fixa, todos em fibra óptica, evidenciando um crescimento de 31,37% no último ano.

Planos futuros

Para o diretor de operações, os próximos passos envolvem “manter a entrega regular e atualizada à Anatel e continuar as operação em localidades rurais onde nenhuma grande operadora se preocupa em investir”, disse. Focar no crescimento da operação com sustentabilidade e a implementação de SVAs também estão na lista de desafios para o futuro da empresa.

Previous Aprecomm e OpenGlobe juntas no gerenciamento de WiFi
Next AXXEL Telecom expande cobertura de internet em Minas Gerais

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *