Unifique vai usar 700 MHz em 41 cidades em caráter secundário


A Anatel autorizou a Unifique a utilizar parte da faixa de 700 MHz em 41 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O ato foi publicado no dia 27, no Diário Oficial da União. A medida autoriza a companhia a acessar o espectro em caráter secundário, até o fim de janeiro de 2029.

Publicidade

A empresa está entrando no mercado de telefonia celular com o serviço 5G na região, utilizando a frequência de 3,5 GHz, e já manifestou interesse público nos 700 MHz a fim de ativar também o 4G e, assim, ampliar o mercado potencial imediato, uma vez que 70% dos aparelhos em sua área de atuação não são ainda compatíveis com a quinta geração. Procurada, porém, não diz para quais finalidades solicitou a outorga em questão.

As faixas a que a Unifique pode ter acesso a partir de hoje são de 705,5 MHz e 760,5 MHz. Não são o insumo devolvido por Winity, que correspondia aos blocos de 708 MHz a 718 MHz e de 763 MHz a 773 MHz, em todo o território nacional.

O espectro a ser usado pela Unifique corresponde a faixa utilizada para Serviço Limitado Privado, e que antes estava nas mãos das forças de segurança pública, defesa nacional e infraestrutura. Ou seja, não deve ser voltada ao uso no varejo, mas em projetos de redes privativas.

Ao conceder o uso secundário, a Anatel destaca que a empresa pode ter que devolver a faixa a qualquer momento no futuro, casa haja alteração em sua destinação. A operadora se comprometeu a coordenar a ocupação de frequência com outros interessados que também a acessam na região.

 

Previous Brisanet fica com direito ao uso secundário da faixa de 2,3 GHz no Nordeste
Next Vida útil de cabos da Prysmian alcança 50 anos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *